arquétipos-masculinos

Arquétipos Masculinos

O que são os arquétipos da vida íntima? Qual relação entre os arquétipos da vida intima e os deuses da mitologia grega ? Qual a importância deste conhecimento o seu autoconhecimento dos homens e de sua respectiva vida amorosa?

Este artigo é destinado a todos aos homens que desejam se conhecer melhor e para as mulheres que desejam conhecer um pouco dos tipos psicológicos dos homens; pois se conhecer e conhecer melhor o perfil psicológico da pessoa amada e passo necessário para juntos vivenciar um relacionamento afetivo feliz e duradouro.

Também é destinado a todos que buscam o amor de sua vida, e pretende saber escolher qual o parceiro (a) combina com a sua personalidade, ou seja este conhecimento é útil para solteiros, namorados e casados.

A vida moderna trouxe mudanças culturais enormes na vida intima das pessoas, atualmente a maioria das pessoas vivem nas cidades, grande parte destas pessoas conhecem vários parceiros (as) e não sabem escolher qual o seria o par perfeito para a sua relação.

O estudo da vida intima das pessoas, em especial dos homens nunca foram objeto de um estudo profundo, que mergulhe no seu subconsciente,  sempre foi tratado na sua superficialidade, pois está sempre associado temas tabu na como sexualidade, fidelidade, machismo, ter dinheiro etc.

 

Tipos de Homens:

Muitos homens se declaram que não nasceram para o casamento ou para uma relação estável, estas pessoas estão vivenciando os arquétipo do homem independe, livre, seguro que não precisa de uma mulher para viver juntos.

Outros homens vivem o arquétipo do homem de trabalho, o homem de negócio que tem como prioridade na vida sua carreira profissional, no qual a vida intima estar sempre em segundo plano.

A ainda o tipo que gosta de festa e baladas, vivem trocando de mulher a cada mês, nunca sair da casa dos país, não pretender ter filhos e foge a qualquer custo de ter um relacionamento sério.

Há também o homem de família, o cara caseiro, não gosta de festa e bebidas, gosta de estar crianças e busca uma mulher para se casar e ter uma família, no qual esta é sua realização pessoal.

O homem por sua vez que deseja ter um casamento ou um relacionamento estável deve ativar o arquétipo de homem de família ou o chefe de família na mitologia conhecido como Zeus; querer assumir um relacionamento serio com o mesmo estilo de vida de solteiro ou o perfil de playboy conhecido como Dionísio fatalmente terá problemas.

Não á nada de errado com estes tipos de homens, desde que este se conheça em sua intimidade e encontre o tipo mulher que combina com a sua afinidade.

A NOVA PSICOLOGIA DOS HOMENS

Na mente masculina, além dos elementos comuns entre homens e mulheres como: o ego, as sombras e as personas, há elementos gerais e específicos que distingui das mulheres.  

Num programa de rádio ouvi um médico explicar que cérebro masculino e feminino são basicamente os mesmos, a diferença dos hormônios é que vai gerar uma diferença nos cérebros. Assim de forma geral a diferença psicológica no cérebro é resultado da diferença hormonal.

As diferença especifica está relacionada com A ALMA, a alma feminina é diferença da alma masculina; aqui é que entra o conhecimento sobre os arquétipos do inconsciente coletivo conceito do psicólogo e médico psiquiatra Carl Jung.

Gozado que a própria classe medica não estuda Jung e os arquétipos, pois o médico que eu citei buscou explicar a diferença de gênero por meio da biologia do cérebro.

Na vida intima aprender a conquistar uma mulher é uma necessidade básica. Na vida intima os homens têm desejos diferentes para sua vida pessoal a depender de seu arquétipo da vida intima.  ⠀

Então o que querem os homens? Uns vão querer casamento, outros ser pai e construir família, outros festas e ter várias mulheres a sua disposição, ainda alguns só pensam em ter o corpo bonito, ainda têm aquele só quer status e sucesso, e têm aqueles mais reservados voltados sua espiritualidade. E aquele que se fogem de casamento e não querem responsabilidade de família.

Assim os antigos sábios gregos em sua genialidade criou simbologias para explicar os tipos psicológicos masculinos, esta simbologias são os 7 deuses gregos.  

Este arquétipos são importante para o autoconhecimento dos homens e para as mulheres é importante para elas entender que tipos de homens é vai escolher para se relacionar.

Base Teórica 

O psicólogo suíço Carl Jung foi o pioneiro no mundo a utilizar personagens da mitologia da antiguidade para explicar os tipos psicológicos das pessoas. Para este existe perfis de personalidade intima comum em todas as pessoas, e que estas modelos de personalidade têm origem no inconsciente coletivo.

Veja a definição de arquétipos segundo Jung, retirado de seu livro arquétipos e inconsciente coletivo.

“coletivo pelo fato de o inconsciente não ser de natureza individual, mas universal; isto é, contrariamente à psique pessoal ele possui conteúdos e modos de comportamento, os quais são ‘como grãos de sal’ são os mesmos em toda parte e em todos os indivíduos(…)constituindo, portanto um substrato psíquico comum de natureza psíquica supra pessoal que existe em cada indivíduo”

Deste modo, somos seres espirituais e usamos os arquétipos pessoais para nos relacionar numa coletividade, ao longo de nossas vidas desenvolvemos mais de um tipo de personalidade arquetípica.

O ponto de discórdia é que a psicologia analítica refuta quase toda a psicologia anterior, e isto envolve mudança de paradigma científica sobre a natureza da psique humana.

Geralmente usarmos dois arquétipos humanos: uma para se relacionar com a sociedade, na vida profissional que são as “personas” ou máscaras sociais e outra para se relacionar com nossa vida intima que sãos os tipos psicológicos ou deus interior como  definia os antigos.

Deus Interior 

A tese de Carl Jung sobre esta dualidade masculina e feminina se encontra no seu livro “Tipos Psicológicos”. Posteriormente diversos analistas junguianos deram contuidade a sua obra associando os perfis de personalidade dos homens aos deuses da mitologia de civilizações antigas.

A escritura Laura Winckler no livro “ Os Deuses Interiores” – como identificar o seu arquétipo pessoal, esta explica que os personagem mitológicos como ferramentas de desenvolvimento interior, aqui novamente trata os deuses e deusas da mitologia para explicar a nossa psicologia pessoal.

 Nesta mesma linha de pensamento junguiano, a psiquiatra estadunidense escreveu o livro “Os Deuses e o Homem”, onde explica que se trata de uma inevitável continuação do livro anterior sobre os arquétipos femininos.

Esta explica que os sete deuses gregos do Olimpo são representações arquetípicas dos modelos de personalidade íntima dos diversos tipos psicológicos dominante nos homens modernos. Segue abaixo uma descrição:

HOMENS-APOLO:

A personalidade deste tipo homem é a sua força, virilidade e coragem. Apollo é um homem que gosta de ter corpo atlético e busca ter disciplina naquilo que faz, sendo um homem mais racional do que emocional. Simboliza o deus do sol, da ordem e da clareza em todos os aspectos.

HOMENS-ZEUS:

Zeus representa o arquétipo do pai, do patriarca, o tipo de personalidade de homem que busca poder, é autoconfiante, é um chefe de família, um macho alpha, pode ser um sedutor que tem muitos romances. Simboliza o deus do trovão.

HOMENS-DIONÍSIO:

A personalidade do homem com perfil de Dionísio representa o homem sedutor, o homem que gosta de uma vida de prazeres com bebidas mulheres e festas. Este não têm interesse em casamento e família. Este é o famoso playboy e o filhinho da mamãe. Simboliza o deus prazer e da festividades

HOMENS-HEFESTO:

A personalidade do homem independente, entre suas características está o gosto pelo trabalho, a sua criatividade e busca do sucesso profissional. Simboliza o deus do fogo.

HOMENS-HERMES:

A personalidade do homem extrovertido, perceptivo e comunicativo, entre suas características estão o gosto pela são a velocidade, o sua intuição e a boa comunicação. É um homem que gosta de estar sempre em movimento e é um bom oportunista. Simboliza o deus do vento.

HOMENS-POSEIDON:

Este representa a personalidade homem romântico, o bom marido, sendo um homem protetor e leal ao sua parceira ou família, contudo tem temperamento emocional forte, pois este é um homem muito mais emotivo do que racional. Simboliza o deus dos mares.

HOMENS-HADES:

Hades é o tipo de homem puro e que têm uma personalidade introvertida. É um homem que vive sua vida interior com intensidade ao ponto de ser tornar um homem solitário. Simboliza o deus do submundo.  

Saber o tipo psicológico da cada homem é importante para que as mulheres entendam que tipo de homem combina com o seu tipo de deusa interior para gera uma combinação perfeita.

Devemos buscar tipos de pessoas que gostem de nossas qualidades e nos valorizar como somos,  pois existem padrões de atração comum em todas as pessoas. Isso significa dizer que somos atraído não só pelo visual da outra pessoa, mas também pela sua personalidade.

Este assunto é de extrema importância para que você possa dar um salto de qualidade na sua vida pessoal e nos seus relacionamentos afetivos. Faça agora o TESTE ARQUÉTIPOS MASCULINOS.

 

 

Você não pode copiar conteúdo desta página