Arquétipos e Dinheiro
O que é empreendedorismo? Como empreender com propósito? Qual relação entre empreendedorismo e negócios? O que são modelos de negócios? O que são arquétipos? Qual a relação entre empreendedorismo e arquétipos? Veja agora neste artigo.
O empreendedorismo se refere ao processo de criação de empresas, produtos e serviços, podendo ocorrer inovação e riscos. O conceito foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter , em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa.
Neste aspecto da DESTRUIÇÃO CRIATIVA, saiba que uma crise financeira, como está na pandemia, pode ser uma oportunidade para empreender. O lado negativo é que muitas pessoas vão perder o emprego e muitas empresas vão fechar as portas; contudo o lado positivo é que quem está embaixo pode subir porque há uma descentralização de riqueza e o dinheiro troca de mão.
O livro best seller no assunto do empreendedorismo é “Quem Pensa Enriquece”, 1937; o auto Napoleon Hill, deixou grandes ensinamentos e princípios para todos os empreendedores, após entrevistar mais de 16.000 pessoas, incluindo os 500 milionários mais importantes de sua época.
Contudo estamos numa nova era, na era de aquário, é um novo elemento foi acrescentado ao empreendedorismo; chamado de “ Empreender com Proposito” , no qual empreender envolve ajudar as pessoas e tem relação com a nossa vocação.
Inicialmente cabe distinguir a diferença entre propósito de vida geral e propósito especifico. Todos como seres humanos somos seres em evolução vivendo uma experiência, assim têm como proposito geral a expansão da consciência.
Descobrir o propósito especifico tem vínculos internos e externos: aqui vai lhe exigir um autoconhecimento interno, sabe quem eu sou e o que eu gosto de fazer; saber sua identidade social. Neste pondo devemos saber que “somos arquétipos” e usamos personas ou mascaras socais para viver em sociedade.
Muito fala atualmente no ambiente dos negócios sobre um este novo termo. Mas afinal, o que é um modelo de negócio? É uma pratica antiga mas o conceito é novo. De forma restrita pode dizer que um modelo de negócio é a forma como uma empresa cria dinheiro, ou em outras palavras é o modelo de receita de uma empresa. Contudo este conceito foi ampliado.
O conceito de modelos de negócios ficou famoso no mundo com os estudos do suíço Alexander Osterwalder. Não por coincidência que este também é o criador do método canvas.
O Método Canvas é uma planilha de quadros criado para estruturar o Processo de Empreender ou de abrir um negócio: que foi idealizado pelo suíço Alexander Osterwalder, sendo formado por um plano contendo nove blocos com os elementos de negócios de uma empresa.
Assim Canvas é um plano de negócio descreve como uma empresa CRIAR, ENTREGAR E CAPTURAR suas receitas. Neste sentido modelo de negócio é o plano contendo os nove blocos com os elementos da empresa, logo o termo modelo de negócio e método canvas acabou tendo o mesmo significado.
Hoje Canvas é PLANO DE NEGÓCIO mais famoso no mundo. Deste modo todo manual de administração de empresas, de criação de negócios, de empreendedorismo, de formas de ganhar dinheiro, de gestão de negócios, de geração de renda, de plano de negócios, de negócios e oportunidades entre termos correlatos; que não estiver em seu conteúdo um estudo dos modelos de negócios, se considere ultrapassados!!
Veja abaixo os elementos que devem compor a ferramentas canvas. E como exemplo veja o modelo de negócio do Projeto Arquétipos: escola de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Nos tempos atuais estudar os diversos modelos de negócios é fundamental para entender a forma como se ganhar dinheiro. Você que pretende empreender ou por seu negócio no papel deve saber fazer o plano canvas.
Ganhar dinheiro com negócios envolver escolher modelos de negócios aplica-los ao seu empreendimento. Assim modelos de negócios de forma restrita é a forma como uma empresa capta o dinheiro. É modelo de negócio de forma ampla é o plano de negócio canvas.
O tema de entrar no negócio certo é um dos tópico do livro best-seller “ A ciência para ficar rico” neste livro o autor defende que o sucesso em QUALQUER negócio depende de um estágio bem desenvolvido da habilidade necessária para aquele negócio.
Neste ponto cabe fazer uma distinção entre competências intelectuais que se vinculam ao cérebro racional e as habilidades emocionais que se vinculam ao cérebro emocional.
Você deve escolher o negócio que tem afinidade emocional, que tem harmonia com a sua personalidade social, ou seja com o seu arquétipo social.
Já foi dito por grandes empreendedores do passado e da atualidade, que você deve fazer o que gosta! Pois será mais fácil e prazeroso ter sucesso numa área que você tenha afinidade com as suas habilidades emocionais; leia-se seus talentos, vocações, dons, pontos fortes tudo é a mesma coisa.
Mas como descobrir o que gosto? Por tentativa e erro? É uma forma. É neste ponto que os arquétipos sócias como perfis de personalidade irá definir qual a área de negócio você vai empreender.
Veja por exemplo, se você está vivenciando a persona do herói, como causa sua vocação está relacionada a disciplina, coragem e força. Como consequência você deve buscar empreender em setor de segurança e esportes: como empreendedor, algumas possibilidades são: empresa de segurança privada, carreiras nas forças armadas, piloto de avião, área policial, abrir academia de esportes, se tornar um atleta profissional entre outras possibilidade.
Esta regra vale para os 12 arquétipos junguianos: o prestativo, o artista, o sonhador, o cara feliz, o líder, o sábio, o criador, o revolucionário, o herói, o Mago, o explorador e o homem de negócios, entende o seu arquétipo esquecido faz lembra a você a como empreender com propósito ou como entrar no negócio certo.
No ebook Arquétipos e Dinheiro: o manual de como entrar no negócio certo com base na psciologia dos arquétipos. Neste livro você também vai encontrar 44 formas de como ter uma renda extra. Saiba mais no link abaixo.
Você não pode copiar conteúdo desta página