A Árvore do Conhecimento

A ÁRVORE DO CONHECIMENTO

Qual o real significado da ARVORE DO CONHECIMENTO? Qual a relação entre arquétipos e a arvore do conhecimento? Qual a relação entre o símbolo da arvores e as áreas do conhecimento? Qual o símbolo da educação? Qual importância deste assunto na hora de escolher a faculdade certa para estudar? Veja agora!

O arquétipo da arvore tem um significado prático muito vasto e ainda pouco compreendido no Brasil e mundo.  Juntando o substantivo arvore acrescida do adjetivo conhecimento é que o tema fica mais interessante, o conhecimento é uma arvore invisível, mas real, seja na educação ou nas ciências, o produção de conhecimento cresce em forma de árvore, parece obvio mas isso não é ensinado nas escolas e nas universidades.

A teoria do conhecimento que predomina é a do racionalismo de René Descartes que privilegia a razão e dedução em detrimento DA INTUIÇÃO E DA EXPERIÊNCIA.  Não precisa filosofa e nem ser especialista em teoria do conhecimento para ver que há controvérsias nesta tese. Vejamos:

O SÁBIO PLATÃO antes de escreve a república de onde ele tirou este conhecimento, do qual o mundo ocidental está organizado, obvio que foi de sua intuição e após racionalmente pôs no papel de forma sistematizada.

Uma pessoa sabe como é a cidade de Manaus no Brasil, apenas a partir da dedução de dados estatísticos, como: sua população, sua faixa de idade, a renda per capita, a taxa de homicídios, a taxa desemprego etc. ou precisa mora lá, vivencia o seu cotidiano, sentir os dramas reais da vida local, obvio a segunda opção é mais confiável.

Logo a origem e a natureza do conhecimento esta da intuição e na experiência. Intuição leia-se mundo das ideias conforte Platão; e experiência leia-se teoria e prática juntos. O segundo ponto é a forma como o conhecimento deve ser sistematizado.

Platão
 

AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Sobre a organização do conhecimento, vamos recorrer novamente a tese de René Descartes, este defende que  “Toda a filosofia( o conhecimento da época) é como uma árvore, cujas raízes são formadas pela metafísica, o tronco pela física e os ramos que saem deste tronco, constituem todas as outras ciências que, ao cabo se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral

As raízes do conhecimento é a METAFÍSICA, a realidade última, a epistemologia, a ontologia tudo é a mesma coisa; mas a Metafisica real é a Metafisica de Platão;  os fundamentos da realidade material está no mundo invisível, um mundo além dos sentidos, um mundo das ideias.

No mundo das ideias esta os princípios e as causas primeiras de todo o mundo material. Então o que é o mundo das ideias, é o mundo dos arquétipos, o mundo das ideias primordiais do universo.

Sim, o  tronco passa pela física, não a clássica, mas a física quântica. Os ramos do conhecimentos saem deste tronco, e constituem todas as outras ciências, que geram as áreas das ciências. Perfeito!

A questão é que as áreas das ciências não se reduzem a três principais: “a medicina, a mecânica e a moral”; mas sim em doze áreas, no qual reflete igualmente em áreas da educação profissional.

Neste contexto, todo conhecimento deve ter fundamento nos arquétipos, sendo o conhecimento uma arvores cada ramo de arvore deve ter uma raiz que lhe dar sustento; todo conhecimento cientifico sem uma base arquetípica não se sustenta.

No Brasil não há um consenso de sistematização do conhecimento, entre as instituições responsáveis pela educação e pela ciências; o INEP- Ministério de educação divide o conhecimento em quatro áreas: Por sua vez o CNPQ – Ministério da ciência e tecnologia divide o conhecimento em oito áreas ambos aplicam critérios divergentes e diferentes da tese dos arquétipos que irei explicar agora.

Com base na tese dos arquétipos, que se fundamenta nos estudos do sábio Platão e do psicólogo de Carl jung, as áreas da conhecimento são doze; 

Para Platão os seres e objetos  são apenas copias, imperfeitas, do mundo das formas, igualmente as entidade abstratas como a noção:  a justiça, a bondade, a beleza, a verdade, a cura, a liberdade, o poder, as artes, a criatividade, a alegria, a mudança e a abundância.

Esta entidades tem sua gênese MUNDO DAS IDÉIAS esta são as base das áreas de conhecimento, são a sua fundação, são ideias firmes, universais e constantes no universo e no mundo no qual habitamos.  

Estes doze sentimento do mundo dos arquétipos, se vinculam as doze PERSONAS de Carl Jung e são a base de sustentação dos doze ramos de arvore do conhecimento.

arquetipos-simbolos
 

O SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO

No brasil não se estuda simbologia por razões que não cabe este artigo explicar, contudo saber usar os símbolos corretos para representar instituições e as respectivas áreas de atuação é fundamental para o sucesso das organizações.

Um bom exemplo desta falta de entendimento sobre o significado das imagens simbólicas é o símbolo da educação, costuma-se representar a educação ora como um capelo, ora como um caduceu sobre a flor de lis.

O capelo é um chapéu quadrado no topo com um cordão pendente; usado em cerimonias de formatura. Embora possa haver divergências, mas é significado deste chapéu é a educação de massa, como instrumento de dominação mental.

O caduceu é um bastão com cobras entrelaçadas, este era o bastão que hermes realizada curas e as duas cobras representa o DNA. A flor de lis por sua vez representa pureza, virgindade e beleza. Ambas em nada tem a ver com educação.    

O ARQUÉTIPO DA ARVORE representa a vida, o conhecimento e o crescimento; o arquétipo é a emanação base de todo ser, a arvore têm seu significado arquetípico imutável, mesmo culturalmente diversas civilizações dê significados diferentes a sua essência não muda.

A arvore é símbolo do conhecimento por diversas razões, vou apontar duas: uma a arvore é a forma  como a produção de conhecimento ocorre na pratica, um área do conhecimento é ramificado em varias ciências, e dentro destas ciência existe novas ramificações de conteúdos e assim por diante.

A outra a razão é que a arvore representa a forma como o cérebro humano assimila o conhecimento; a cada novo aprendizado existe a criação de uma nova sinapse nervosa no cérebro, o cérebro não é solido, e sim elástico e formado por trilhões neurônios e sinapses nervosas, por exemplo ao ser aprender uma nova língua como o inglês ou um novo conhecimento como contabilidade novas ramificações são criadas no cérebro.

O SÍMBOLO DA ARVORE NA BÍBLIA

Na narrativa bíblica ( cristã, islâmica e judaica) o ser humano foi criado num jardim e dentro deste jardim existe diversas arvores e uma destas é a arvore do conhecimento, conhecida igualmente como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal ou  Árvore da Ciência. Deste modo segundo o relato bíblico do antigo testamento, a ser humano foi proibido de comer dos frutos desta arvore do conhecimento por Deus.

Embora esta seja o entendimento ensinado em igrejas e em diversos vídeos na internet, basta saber ler e se verá que esta tese que consta no livro de gênesis, foi amplamente refutado por Jesus cristão em seus evangelhos.  

É relatado no evangelho do apostolo João um ensinamento de Jesus em que esta afirma que “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” ; Assim a tese que Deus quer que o ser humano viva na ignorância sem “comer” do fruto da arvore do conhecimento não se encontra em harmonia com a filosofia cristã.

COMO ESCOLHER A FACULDADE CERTA PARA ESTUDAR?

A pergunta acima é uma dúvida comum para a maioria dos estudantes na idade de fazer o ENEM ( exame nacional do ensino médio ) ou fazer um vestibular numa faculdade pública ou privada.

A escolha certa, irá evita ao estudante perde tempo e dinheiro, por isto saber escolher bem uma faculdade é vital, para o seu sucesso estudantil e profissional.

Assim o conhecimento mal organizado não implica apenas numa sistematização errada de conteúdos, mas provoca uma orientação vocacional distorcida e viciada deste o sua origem.

Vai demorar muito ainda para as instituições de ensino públicas e privadas, entendam e aceitem que existe OS ARQUÉTIPOS,  e que deve organizar as áreas de conhecimento como base nesta padrões arquetípicos.

Você estudante ou você que deseja sabe qual faculdade deve estuda com base do conhecimentos sobre os arquétipos; já está disponível online o teste vocacional arquétipos: no qual o resultado irá lhe revelar a sua vocação profissional e as principais faculdades vinculada a área de sua vocação.

teste vocacional
 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *