O que são desenhos animados? Qual a relação entre desenhos animados e arquétipos? Como os desenhos animados influencia o comportamento das crianças? Como os personagens dos desenhos animados podem ensina virtudes ou pecados capitais? Veja neste artigo.
Neste artigo buscarei esclarecer como os desenhos animados apresentados as crianças pelos pais com intuito de entreter e também podem fazer sugestões de comportamento e assim influenciar o desenvolvimento moral das criança.
Neste artigo considera criança na faixa de idade dos 0 aos 14 anos e jovens ou adolescente na faixa etária de 15 aos 21 anos. De acordo com Carl Jung o desenvolvimento do ser humano ocorre em ciclos de 7 anos ou setênios.
Nestas fases, infância e adolescência, é o período de período da consolidação de valores de forma a ter influência direta na maneira como ela vai perceber a si mesmo e entender o mundo a sua volta.
Em geral os desenhos animados surgem com base de histórias em quadrinhos, estes são os famosos HQs ( mundo ocidental) e os Mangas ( mundo oriental); estes são uma forma de arte conhecida como banda desenhada. São exemplos os heróis da DC, heróis da Marvel, Naruto etc. Por sua vez outros desenhos animados surgem diretamente como animação destinada a entretenimento da criança. São exemplo show da Luna e Bem 10.
Deste modo os desenhos aminados é composto entre outras coisas por animações de personagens e de seus comportamentos. Os personagens podem ser arquétipos fracos ou fortes e os comportamentos podem expressar virtudes ou pecados capitais.
Neste ótica é grande a quantidade de desenhos que cujo personagem principal são arquétipos fracos e até mesmo monstros, fiz uma pesquisa é grande a quantidade de personagens monstros nos desenhos infantis, isto pode causa até pesadelo nas crianças. Saiba mais no EBOOK ARQUÉTIPOS E DESENHOS ANIMADOS.
Aqui falo de educação informal, neste caso a crianças em regra aprendem pela imitação seja dos pais ou de outras influencias como os desenhos animados, que uma forma lúdica de aprender.
Os jovens por sua vez aprendem pela sugestão direta de uma pessoa influente sobre o jovem ou por sugestão indireta quando jovem tem um modelo de pessoa que passa a observar e aprender, o problema é que pode ser um bom exemplo ou um mal exemplo para os jovens. Neste sentido a criança recebe muita influência da família; já o jovem a influência é maior do grupo de amigos, mas ambos crianças e jovens recebem influencia dos desenhos animados.
É comum vê a criança imitando as atitudes do pai, querer comprar roupas de amigos que adoram ou até mesmo comendo as refeições favoritas da mãe. Essa mesma situação pode ser observada na relação da criança com seu personagem favorito dos desenhos animados.
Os arquétipos são os projetos iniciais do universo, na mente das pessoas os arquétipos são imagens com significados universais e atemporais oriundo do inconsciente coletivo, sendo portando o modo como o inconsciente assimila as imagens e os símbolos.
Sob o ponto de vista da psicologia analítica os desenhos animados expressam imagens do inconsciente vinculado a arquétipos, neste sentido o poder das imagens sobre a mente infantil em formação consiste em fazer sugestões indiretas a mente das crianças, que ainda estão com o seu inconsciente aberto.
Nos jovens e crianças as imagens e os comportamentos dos personagens dos desenhos em regra não entrar com confronto os filtros e as restrições da mente consciente, como os adultos faz.
Os desenhos animados assim como os contos de fadas, podem servir para dar a criança noção de senso moral, sobre o que é certo ou errado, bem ou mal e outros comportamentos nocivos ou inadequadas para a boa convivência social.
Neste sentido as noções iniciais de moral e de boas maneiras podem ser ensinadas por desenhos animados, assim desenhos animados pode ensinar virtudes positivas como falar a verdade e a respeita os colegas.
Aos assistirem seja pela Tv ou celular as crianças se identificam com algum personagem de seus desenhos favoritos, através desta identificação as crianças procuram agir de forma parecida com seu personagem favorito.
É comum, as crianças querem compras as roupas que tenham o personagem, os brinquedos, os uniformes dos super heróis etc. Assim as crianças passam a se vestir como o seu desenho favorito, como: bolsa escolar, lancheira, lápis, tênis, brinquedo, camiseta, ou seja eles apenas reproduzem as ações observadas no desenho, sem nenhum raciocino de valor e de virtude.
Grande parte dos desenhos animados tem como objetivo representar situações cotidianas que a criança habitualmente vivencia desde a sua relação com um colega de classe na escola a até o modo como se relacionar com os pais em casa.
Ao ver, nos desenhos, como os personagens se comportam as crianças podem aprender lições sobre os animais, planeta e até mesmo coisas do universo. Por outro lado pode aprender coisas fúteis e inadequadas para a sua idade como sexo, brigas, drogas, fofocas e imagens horripilantes.
É natural que os pequenos, depois de começarem a assistir a um desenho animado comecem a agir de forma parecida com seu personagem preferido.
Neste sentido os desenhos animados podem ensinar vícios de conduta que ficaram conhecidos como pecados capitais. São exemplos: gula, a avareza, a raiva, a inveja, a preguiça etc.
E esta pecados capitais é o que trava em muitos caso o desenvolvimento de criança e do adolescente.
Vimos neste artigo que é comum as crianças e os jovens se identificam com algum personagem de seus desenhos favoritos, através desta identificação as crianças procuram agir de forma parecida com seu personagem favorito.
Virtude é uma qualidade moral como ter coragem, falar a verdade, fazer bem, agir com justiça, agir com moderação etc.
Estas qualidade de virtudes positivas era comum ate certo tempo aos famosos herói da Marvel e do DC, do desenho animado. Contudo pode observa um processo de desvirtuar os herói no cinema. Ou seja os super heróis do desenhos quando são representados no cinema as virtudes simplesmente desaparecem.
Desvirtuar se refere a tirar a virtude, fazer desacredita, a agir com vicio, deste modo há um processo de inversão de valores que sofrem dos personagens heróis desenhos animados quando são representados no cinema.
São exemplos super heróis que lutam entre si, super heróis corrompidos moralmente, heróis mais fracos que vilões, e a grande quantidade vilões que são o protagonista de filmes. Não vou citar nomes para não ofender os fás destes heróis.
A essência do arquétipo do herói é fazer justiça, salvar vidas e combater o mal, a medida que esta essência desaparece o herói perde o sentido de existir e deve deixa de ser uma referência para as criança e jovens.
Assim muitos desenhos animados e personagens devem ser evitados na programação das crianças são os que podem estimular mal exemplos e práticas de vícios de conduta entre outras condutas. Saiba mais no EBOOK ARQUÉTIPOS E DESENHOS ANIMADOS.
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