ARQUÉTIPO BORBOLETA - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

ARQUÉTIPO BORBOLETA

ARQUÉTIPO BORBOLETA

ARQUÉTIPO BORBOLETA

Quais os significados do Arquétipo Borboleta? Qual a importância de entender os ciclos de da borboleta para a sua vida pessoal? O que significa renascimento? Qual o significado do efeito borboleta na vida prática. Veja agora uma explicação nunca vista antes, que irá EXPANDIR SUA CONSCIÊNCIA.

Após pesquisa pessoal em livros, dicionários e na internet pode-se definir quatro significados principais deste arquétipo. Aqui arquétipo define-se como  os projetos iniciais dos seres, todo ser possui em essência uma EMANAÇÃO BASE, que está numa dimensão superior ou no mundo das ideias conforme explicou Platão.

Pode se representar um arquétipo do meio de imagens/símbolos e de palavras. O símbolo da borboleta têm seu significado imutável, mesmo culturalmente diversas civilizações dê significados  diferentes a sua essência não muda. Deste modo o arquétipo da borboleta representa: o Renascimento, a Beleza, a liberdade e os ciclos da vida.  Vou dar uma rápida explicação sobre cada um.

A BORBOLETA SÍMBOLO DE RENASCIMENTO

O renascimento é um processo que comporta diversos significados de forma ampla (lato sensu), não é um processo externamente de fácil observação e internamente escapa aos nossos sentidos. Trata-se de mudanças puramente psíquica dos seres e que somente é possível estudar estes fenômenos por meio de relatos pessoais, que foram documentos em diversos livros. 

RENASCIMENTO: (strito sensu) Se refere a forma restrita e significa a renovação da vida durante a vida individual de um pessoa; equivale ao despertar da consciência resultado de algum ritual de mudança individual. Portanto trata-se de uma mudança para uma personalidade mais elevada.

REENCARNAÇÃO: ( anastase ) se refere a transfiguração da alma, no qual a vida desta alma se estande no tempo, passando por vários corpos humanos em épocas diferentes num determinado planeta. Neste caso é possível ocorrer a continuidade da personalidade; por exemplo há estudioso que afirmam que Nicolau Copérnico ( 1473-1543) e Albert Einstein ( 1879-1955) são a mesma alma vivida em épocas diferentes, mas que deixaram o mesmo conhecimento.  

RESSURREIÇÃO: se refere a uma forma especifica de ressurgir da existência humana, em que após a morte do corpo físico a alma volta a vida em um corpo humano restaurado, trata-se de uma ressurreição material no mesmo corpo biológico, no qual o corpo será apenas uma veste para alma. Há relatos no evangelhos que jesus ressurgiu no mesmo corpo e igualmente trouxe  a vida após a morte uma terceira pessoa por nome de Lázaro.

METAMORFOSE: se refere a uma transfiguração da alma, neste caso há mudança na sua essência e não é possível a continuidade da personalidade. Há um esquecimento de vidas anteriores devido  ao baixo nível de consciência ou até mesmo  regressão evolutiva. Este é o caso do grupo de almas conhecido como exilados de capela, estes de acordo com estudiosos do espiritismo e ufólogos seriam os primeiros habitantes deste planeta, que viveram em corpos de primatas e são oriundo de um planeta da constelação de estrelas de cocheiro.

MUTAÇÃO: se refere a uma transmutação da alma e de seu veículo físico, sendo um mudança total do ser; logo esta forma de renascimento muda a sua essência. Este é o caso no ciclo de transformação das borboletas na natureza.

TRANSFIGURAÇÃO: se refere a uma transformação energética do corpo do ser, que implica em mudança de estado físico da matéria, de um corpo de vibração densa par um corpo mais sútil  ou mesmo denso. Por exemplo de um corpo canal solido para um corpo de luz ou corpo de plasma. Ou mesmo o fenômeno da Ascensão se um ser a dimensões superiores de forma consciente. Há relatos no evangelhos que jesus se transfigurou de seu corpo sólido par um corpo de luz e igualmente de sua Ascensão aos céus.  

Estas seis formas de renascimento descrito acima, revela alguns estágios de evolução que passam o seres. É um pequeno resumo, mas que revela muito; nos monstra o tanto que ainda temos que evoluir ao longo da eternidade.

simbolo_borboleta

A BORBOLETA SÍMBOLO DE BELEZA:

A borboleta é considerada também em muitas civilizações como o símbolo da beleza, a etimologia do nome “Borboleta” deriva de “belbellita”, do latim: belo, bom.

Fisicamente a beleza que está presente que está presente na simetria de suas asas, na suavidade de seus movimentos; e na textura e cores de suas formas.

Este arquétipo borboleta nos ensina que o belo deve estar presente em tudo em nossa vida. Devemos ser um pessoa internamente e externamente bela.

 O belo deve se manifesta nos setores da atividade humana: na moda, na beleza, nas decorações, nas arquiteturas e em nas diversas formas artes como: música, cinema, dança, fotografia etc.

A BORBOLETA SÍMBOLO DA LIBERDADE:

 As borboletas passam por estágios de  transformação até atingirem um grau de independência que lhe permitem o poder de voar, nesta faze começa a liberdade.

O voo da borboleta é o êxtase da liberdade que todos devemos sentir, liberdade aqui entendida como liberdade psicológica, seu aposto é o aprisionamento mental.  

A psicologia aplicada em nossa vida nos permite sair da prisão mental        ( matrix ) e de  libertar a nossa mente para a nossa verdadeira liberdade, liberdade espiritual, que é a nossa essência divina e eterna.

Liberdade psicológica representa o despertar do ser para todas as suas potencialidades latentes, aqui ocorre a renovação na forma de pensar, sentir e agir.

 A BORBOLETA SIMBOLO DA PSICOLOGIA

O símbolo da psicologia e seu significado desta ciência sofreu alterações ao lombo do tempo, inicialmente cabe explica a etimologia da palavra psicologia, é a junção do termo “psique” com o termo “logia”, que significa o “estudo da alma”.

Porem com o advento do pensamento materialista nas ciências o termo deixou de ter o seu significado etimológico de “ciência da alma” para se tornar no final do século XIX  para “ciência da mente”. E no século XX o conceito de psicologia sofreu uma nova mudança, passando a ser considerada a “ciência do comportamento”. 

Neste mesmo período o símbolo “Ψ” tridente passou a ser a sua representação máxima, contudo o significado deste símbolo, o tridente,  representa o diabo, basta entender um pouco de simbologia.

A mutação da borboleta é representada pela saída do casulo em direção ao renascimento. Exatamente isso que está ligado à psicologia, ciência possibilita liberta a mente das pessoas.

A BORBOLETA O LADO SOMBRA DO ARQUÉTIPO

Como visto anteriormente o borboleta é símbolo da psicologia e teve a sua simbologia destorcida, contudo para psicologia aplicada e para estudos de controle da mente, entendimento deste arquétipo sempre foi muito importante.

O antigo projeto MK ultra da CIA, foi um experimento secreto de controle da mente humana na época da guerra fria cujo objetivos era controle da mente de pessoas para criar espiões e soldados imbatíveis, oficialmente o projeto fui extinto.

Atualmente há inúmeros depoimentos e sites na internet que afirma que o projeto continua e se trata do atual projeto monarca, tem este nome em referência a borboleta monarca e o seu significado prático.

As três fases estão presentes no projeto: A lagarta: fase pessoas normais não despertas, a fase do casulo: fase que é feita a programação na pessoa e a fase borboleta como um escravo do controle mental.

Este projeto visa criar personalidades programadas em determinadas pessoas alvo do experimento, para fins diversos e sob o comando da nova ordem mundial ou dos globalistas.

Entenda que arquétipo é conhecimento poderoso pode se usa para fins malevolentes e benevolentes, antes de usar o símbolo de um arquétipo estude o seu significado. Deste cuidado com quem você tem como símbolo de pessoa.

O CICLO DA VIDA DA BORBOLETA.

As mudanças de forma física das Borboletas são as representações reais de seu estágio de vida como inseto (lagarta, crisálida e borboleta), a fase de larva este inseto têm forma de lagarta um tipo de larva ambulante.

A fase do da crisália é estado do casulo, formado por um cilindro de seda e após esta fase a crisália se abre e vira um lindo inseto de asas, a borboleta nesta fase voa e se reproduz. contudo estas três fases esconde um significado mais amplo para o ser humano.

O ciclo de vida da borboleta é uma tríade, um ciclo que estar presente em diversos aspectos da vida humana,  nas religiões a trindade está presente como: pai, filho e espirito santo e nas a metamorfose cristã: vidamorte ressurreição.

No cotidiano das pessoas e das atividades econômicas são poucos pessoas que entender que a maioria dos processos é formado por três etapas: o processo de ensino é três etapas,  o amor nos relacionamentos é um tríade, o processo de desenvolvimento pessoal é uma tríade, o processo de vendas é um tríade etc.

SIGNIFICADO DAS ASAS DA BORBOLETA 

As asas da borboleta simbolizam este estado pós casulo da borboleta, o estado de liberdade no voo, com leveza para poder voar livremente, deste que esteja preparado. Assim como todo símbolo alado têm este significado de liberdade e leveza.

As asas em geral simbolizam também a dualidade na vida. A borboleta somente voa se tiver as duas asas, você também para se poder voar na vida vai precisar de duas asas, uma apenas não voa, por exemplo na educação.

Sob a ótica da educação as duas asas significa uma dualidade necessária: estudo e aplicação, teoria e pratica, treinar e jogar, planejar e testar, pesquisar e aplicar, todo conhecimento sem esta dualidade é inútil e ineficaz.  Aprender ou estudar algo que não se vai praticar na vida é pura perda de tempo.

A BORBOLETA SÍMBOLO DO PROJETO ARQUÉTIPOS

Projeto Arquétipos é uma escola online de autoconhecimento e crescimento pessoal que tem como objetivo levar os conhecimentos sobre os arquétipos para a sua vida pessoal e profissional.

Deste modo usar conhecimentos da psicologia analítica em livros e cursos práticos e  para o processo de coaching. No qual ver o coach como um psicólogo prático e a psicologia analítica como ciência base para entender as pessoas em todos os seus aspectos.

A sua logo em forma de borboleta que representa o conhecimento da alma e em forma de Ym Yang, que representa a dualidade que está presente em tudo, que tudo é duplo, a luz e as sombras, o masculino e o feminino etc.

Veja a mundo sob a ótica dos arquétipos e surpreenda-se. É chegado a hora de mostrar o lado cientifico dos arquétipos e leva este conhecimento para dentro das salas de aulas das escolas, das universidades, das empresas e para a sua vida prática. Convido você a ver o curso avançado dos arquétipos.

Related Posts

By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página