O que são arquétipos? O que é inteligência emocional? Qual a relação dos arquétipos dos animais e a nossa inteligência emocional? Qual a importância deste tema para sua vida pessoal e profissional?
Neste artigo você vai entender a como estimular suas emoções através do arquétipos dos animais de poder. Você vai entender mudar suas emoções por meio da inteligência emocional e animais de poder é a mesma coisa, o que muda é o método.
Inicialmente cabe entender qual a importância deste tema: na vida profissional basta saber que nossos comportamentos são resultados de nossas emoções, agimos que acordo com que sentimos. Emoções determinam ações e ações determinam resultados.
Na vida pessoal está em estado de paz, alegria e confiança é vital estarmos de bem consigo mesmo e para termos relações saudáveis de amizade, entre família e de relacionamentos afetivos.
Segundo cabe esclarece o que é e o que não é Inteligência Emocional. De acordo com Carj Jung são as quatro funções da psique: os instintos, os sentimentos, os pensamentos e a intuição.
Estas são formas de manifestação da energia psíquica no nosso cérebro, ter inteligência emocional implicar em dominar razoavelmente nossos instintos e emoções, assim cognição e intuição são outros aspectos a ser abarcado num processo de desenvolvimento pessoal.
Está divisão é didática, pois não existe um botão de liga e desliga para identificar e controlar: instintos, emoções, pensamentos e intuições; isso exige autoconhecimento e autocontrole.
O nome inteligência não é bem adequado, mas como ficou mundialmente conhecido assim, vou continuar. Popularmente inteligência emocional se refere ao processo de identificação e administração de nossas emoções.
Emoção é um estado do subconsciente que aflora no consciente, emoção e sentimento s são termos equivalentes, Emoção pode criar um sentimento e um sentimento pode gerar emoção.
Na pratica se refere aos diversos estados e habilidades emocionais. No ser humano, que podem ser positivas ou negativas. Na sociedade as pessoas diferencias entre outras coisas pelos seus padrões emocionais, assim há pessoas medrosas e corajosas, tristes e alegres etc.
Quando resolvi estuda sobre arquétipos animais tive a preocupação de embasar em algo cientifico, como também tive a preocupação de unir e teoria e prática.
Então eu percebi que por um lado tinha muita gente escrevendo e falando sobre Inteligência emocional em cursos e artigos, cujo nome principal é o Daniel Golemam.
E no outro extremo muita gente escrevendo artigos em blog e falando em vídeos do youtube explicando sobre os animais de poder ou arquétipos animais, cujo principal nome é o Hélio Couto.
As pessoas em geral e os estudiosos no assunto, não perceberam que estão falando a mesma coisa, apenas usando palavras diferentes. Em essências estavam explicando as diversas formas de elevar as nossas emoções. Embora seja uma ideia que foge ao senso comum, a verdade é que os animais possuem sim emoções e alma.É muitos têm emoções superior as emoções humanas.
As emoções também pode ser encontrado nos animais, há animais expert em velocidade, outros em visão apurada, outros em coragem etc.
No mundo a principal autoridade sobre inteligência emocional é o norte americano Daniel Goleman, no qual é autor do livro Inteligência emocional. Neste livro entre outros temas há o estudo duas questões: como CONTROLAR nossas emoções para dominar impulsos negativos e como MOTIVAR-SE para melhorar nossas emoções e atingir metas.
A teoria do cérebro trino entendo o desevolvimento cérebrel em tres partes, ou tres momentos de evolução. Neste sentido a energia psiquica ou energia neurologica dentro do cérebro trino, pode explicar várias situações de auto-controle emocional, quando há um estimulo externo a energia psíquica começa no cérebro reptiliano, este é extremamente egoísta e reativo. Mais acima a energia psíquica passa pelo sistenma límbico, que é o cérebro das emoções, o estado irá, fúria ou medo passa rapidamente e aí a energia chega no neocortex, o cérebro racional; agora apenas você vai pensar de forma racional e fazer a melhor escolha. Se escolha for realizada de imediato sem passar pelo neocortex ou mais especificamente no corte pre-frontal , a central de comando do ´cérebro, a decisão pode ter sido realizada sem racionalizar, pode ter sido um decisão instintiva com por exemplo comprar algo por impulso ou agir sem pensar.
No livro o que Daniel Goleman chama de auto-motivação ou motivar-se o psicólogo Carl Jung chama de energia psíquica ou libido; para jung libido não se restringe ao sexo, existe libido para: ganhar dinheiro, comprar carro, estudar, buscar um novo amor, cuidar do corpo, criar um negócio etc.
Então a questão é onde buscar esta automotivação? Em você mesmo? No seu ciclo de relações? No seu ambiente de trabalho? Em curso de inteligência emocional? Num livro? Nos animais de poder?
A resposta é: em todas a depende do que você procura! O que você pretende adquirir é conhecimento intelectual ou habilidades emocionais, se for inteligência emocional então deve buscar em que é mestre nas habilidades emocionais que você que adquirir.
Se você buscar competências intelectuais fazer as diversas modalidades cursos como: Workshop, Numa equipe de trabalho, Num máster class, Num máster mind, Num mentor ou num livro é o mais indicado.
Se está buscando emoções positivas e até sobre-humana, então na natureza temos seres com habilidades emocionais superiores a nossa, acredite! A certos animais que possuem habilidades emocionais excepcionais que podemos por ressonância incorporar no nosso subconsciente.
Os animais são nossos parentes próximos, apenas estamos um nível de consciência abaixo, eles não têm o neocortex, este nos permite ter autoconsciência.
A origem dos animais também é motivo de controvérsias nas ciências, a hipótese defendida pela ciência oficial, sobretudo a Biologia, é que os felinos e as grandes aves por exemplo são famílias de animais carnívoros que surgiu espontaneamente neste planeta a milhões de anos atrás.
Entender os animais como arquétipos é algo que tem origem no xamanismo como a ideia de animais de poder. Na psicologia analitica igulmente pode-se entender arquétipos como imagens do inconsciente com significado universal.
As implicações de entender os arquétipos como animais são enormes, podemos criar qualquer habilidade emocional que quisermos em nós de acordo com as habilidades dos animais,
Por exemplo o que na face terra tem mais coragem do que um tigre? O tigre e o ser corajoso que existe e toda esta coragem poder se transferida para você.
Outro exemplo qual ser na natureza que não tem predador? Que está no topo cadeia alimentar? Quem tem foco e visão superior ao ser humano? A águia! Não é à toa que a águia é símbolo de poder e determinação.
Outro exemplo quem já viu um golfinho triste, este é um mamífero que exala alegria a todos que os vê e tem contato com eles, têm momentos de êxtase de alegria. Não é a toa a popularidade na visitação de aquários.
Outro exemplo ter aquário peixes ornamentais em casa ou no escritório, traz muitos benefícios para o estado emocional das pessoas, peixes é símbolo leveza e amizade, e isto pode lhe trazer mais tranquilidade e empatia com as pessoas.
Na natureza encontramos todo tipo de medicamento para curar doenças, do mesmo modo na natureza encontramos todo tipo de estado emocional para elevar nossas emoções.
Qualquer habilidade emocional que quisermos em nós e em outros como: foco, visão ampla, coragem, confiança, sabedoria, autoestima, sensualidade, alegria, resistência, harmonia, paciência etc.
Neste aritgo defendo a tese que é possível aprender qualquer estado emocional desejado e n ter controle emocional , assim endo vejo que as habilidades emocionais que podem ser adquiridas. Neste sentido o desenvolvimento emocional envolve o aumento da capacidade de um individuo de conhecer , perceber e saber diferenciar suas emoções, bem como a capacidade de autor regulá-las, para o seu beneficio pessoal e profissional. Veja abaixo a relação das emoções fundamentais para o ser humano e podem se encotradas nos aquétipos animais:
CORAGEM: Coragem é um estado emocional positivo, de autodomínio e de superação de obstáculos apesar do medo.
FORÇA: Força é capacidade mental de superar desafios apresa das adversidades, equivale a ter fé inabalável:
CONFIANÇA: É o estado emocional de certeza e fé em si mesmo. Confiança e autoconfiança são termos que se equivalem
DETERMINAÇÃO: É o estado emocional de ter garra e foco nas suas metas, seja ela qual for.
ALEGRIA: É um estado emocional resultante da plenitude do ser humano. É normal se alegre, pois nascemos felizes assim como as crianças.
AUTOESTIMA: Se refere a avaliação que um indivíduo tem de si próprio que influencia o seu estado emocional de forma positiva ou negativa.
ESPERTEZA: É a habilidade emocional necessária que um indivíduo posa agir de forma rápida e fácil, em situação adversa. Conhecido também como solércia ou sagacidade.
EQUILIBRIO E HARMONIA: Equilíbrio emocional é a capacidade mental de manter o autocontrole de nossas emoções mediante aos desafios e mudanças em nossas vidas; equilíbrio e harmonia são termos que se equivalem.
PODER emocional é a habilidade de fazer as coisas acontecer.
LIDERANÇA: É a habilidade emocional de comandar equipes de forma eficaz.
PACIÊNCIA: É um estado emocional de manter calmo ao longo de tempo e se portar de forma tolerante diante de fatos indesejados e pessoas indesejadas.
Os arquétipos são os modelos primordiais de todos os seres, na natureza e na sociedade existem padrões emocionais, assim numa selva os animais possuem habilidade emocionais especificas e numa coletividade as pessoas de diferenciam por sus emoções.
Existe um inconsciente coletivo comum a toda humanidade, imerso inconsciente existem os arquétipos, que definem entre outros cousas as nossas emoções primarias.
O que diferencia uma planta de uma galinha de uma águia, é a sua informação, que que vem do seu arquétipo e que está presente no seu campo eletromagnético e nos símbolos que os representam.
A novidade deste livro é que estas informações podem ser transferidas, a partir de sua símbologia, mexendo-se nesta informação-código, pode-se mexe em qualquer característica de uma pessoa, potencializando qualquer habilidade emocional.
Este livro vai lhe convidar a olhar para dentro de si; e fazer algumas perguntas como: qual a sua necessidade emocional? Será o foco de uma águia? A determinação de um leopardo? A pureza e leveza de uma flor? Tudo isto é possível, basta se autoconhecer e saber ativar o arquétipo.
Neste livro você vai aprender a como elevar suas emoções com base nos arquétipos animais. Por meio de ferramentas como o estudo do arquétipos, a simbologias, ferramenta de PNL e técnicas autossugestão.
Este conhecimento é usado há tempos pelos antigos índios, de acordo com xamanismo cada pessoa têm no seu subconsciente um animal de poder que se revelam em nossas emoções. Deste modo o que proponho é usarmos as habilidades dos animais como ferramenta de inteligência emocional.
Você não pode copiar conteúdo desta página