Arquétipos e Coaching

 Arquétipos e Coaching

Qual a relação entre arquétipos e coaching? Você sabia que somos arquétipos? Você sabia que coaching é um processo que visa definir suas estrategias de vida? Veja neste artigo como usar os arquétipos pessoais em um  processo de coaching.

Sabia que todos nós usamos modelos de personalidades pré-existente oriundo do inconsciente coletivo?  Aprenda a buscar os modelos perfeitos de pessoas para evoluirmos como pessoa.

Aprenda neste artigo que os padrões de personalidades das pessoas são as mesmas, se repetem porque são arquétipos pessoais, o que muda são apenas os personagens. Saiba também porque os grandes da humanidades foram pessoas símbolos e deixaram seu legado.

A grande lição que busco demonstrar neste artigo é que ninguém é condenado a ser o que sempre foi, o ser humano é o único ser vivo neste mundo pode alterar a sua personalidade através da mudança do seu arquétipo pessoal.

arquétipos e coaching

Arquétipos Pessoais

Existem modelos perfeitos em todos os seres na natureza, em termos humanos representam doze modelos de personalidade cujo conteúdo vai estar relacionado com a vivencia de cada pessoa.

O psicólogo Carl Jung foi o primeiro estudioso a associar arquétipos pessoais ao termo personas, estes são mascaras sociais que usamos para nos relacionar em sociedade.

Por exemplo se estamos numa sala de aula usamos a forma de aluno e todos os seus comportamentos vinculados, quando as pessoas estão numa fábrica estão vivenciando um operário e seus comportamentos padrão, ambos são conteúdos cujo modelo ou mascara social é o cara comum.

Personas é a máscara social usada pelo individuo em resposta ás conversões e tradições”. Carl Jung.

Estas personas simbolizam os modelos de personalidade comum a todo ser humano, quando nos relacionamos numa coletividade e desempenhamos papeis sociais, são portanto nossas experiências em grupos.

São doze as personas da personalidade humana, estes são: o herói, o revolucionário, o criador, o cara feliz, o sonhador, o cara comum, o prestativo, o explorador, o líder, o sedutor , o mago e o sábio.

Toda pessoa que deseja se desenvolver deve fazer uma busca interna perceber o seu arquétipo pessoal, devermos nos perceber como arquétipos, este é o verdadeiro autoconhecimento, ou seja   significa conhecer a si mesmo.

arquétipos e processo de coaching

Arquétipos e Coach

A etimologia da palavra coaching significa “treinamento”, no qual o Coach é o treinador e o Coachee é o aluno que participa desse treinamento, deste modo o processo de coaching acaba sendo uma forma de buscar o desenvolvimento pessoal por meio de métodos e ferramentas. As ferramentas são estratégias de treinamento.

O maior coach do mundo Anthonny Robbins perguntado sobre quem ele era este respondeu que não se ver como um coach ( treinador) mas como um estrategista ? Então disse que ser coach é ser estrategista a de vida ou seja um mostrador de caminhos ; o coach é o profissional  define/orienta o que deve ser feito.

Anthonny Robbins costuma afirmar também em suas palestras que devemos ter um modelo de pessoa a ser seguido, neste artigo completo a afirmação mostrando que esses modelos são os grandes homensgrandes mulheres da humanidade.

Os grandes da humanidade são pessoas que nos inspiram, que nos mostram o caminho, eles foram bem-sucedidos em todas áreas e deste modo as suas biografias tem as respostas que precisamos para conseguirmos sucesso na vida. Todos falam as mesmas coisas, estes foram um exemplos em vida, estes são pessoas símbolo.

Então qual a relação entre arquétipos e coaching? Todas porque os arquétipos são os modelos perfeitos de tudo: negócios, pessoas, situações de vida, relacionamentos,estudos etc.

Modelagem Arquetípica

O método modelagem arquetípica busca fazer com  que você conheça o seu arquétipo  pessoal, apos isso escolher um grande da humanidade como modelo de pessoas e começar a educar-se pelo exemplo.

Para evoluir devemos usar uma nova máscara social, alterar a sua persona, pois evoluir é vivenciar novos arquétipos, sair de uma pessoal medíocre e ser tornar referência numa área, pois os grandes nos ensina a sermos os melhores.

Os arquétipos pessoais neste método serão os nossos guias interior e exterior, cada arquétipo se ilustra como uma maneira de ser. Associado a este método existe as diversas ferramentas de desenvolvimento pessoal.

A busca por desenvolvimento pessoal é também desperta a sua força interior, é perceber que não há limitação alguma, é saber que somos os próprios obstáculos a superar.

É perceber que nós temos tudo que os grandes tiveram. Então quem são os grandes homens e mulheres da humanidade?

Os grandes da história são as personificações dos arquétipos, porque foram a excelência em suas áreas, eles alcançaram a plenitude no que  fizeram, eles vivenciaram os arquétipos em sua totalidade, foram pessoas perfeitas porque os arquétipos são o modelo perfeito de um ser humano, suas forças vieram do seu interior.

Despertar sua força interior é o verdadeiro significado de se expandir a consciência e torna um desperto, sendo portando o é pré-requisito para o seu sucesso na vida. Saiba como despertar toda a força interior no livro digital: Arquétipos – Desperte  sua força interior.

 
Diga-nos o que achou?