Arquétipos e Símbolos

Arquétipos e Símbolos

Você sabe o que são os arquétipos? Você quer entender o segredo símbolos? Você sabe qual relação entre arquétipos e símbolos? Você sabe qual relação entre os símbolos e marketing?

Você quer aprender a gerar imagens chamativas para seus anúncios e publicações. Veja neste artigo a mais completa explicação sobre este assunto.

Porque a maioria das pessoas acreditam que as imagens e os símbolos são algo sem importância pratica? Talvez seja porque acreditavam que somente podemos assimilar algo por meio de leitura de palavras seja na forma escrita ou seja na forma falado. Agora você vai descobrir a verdade sobre os símbolos.

Entender o significado dos símbolos é fazer o caminho inverso da ciência oficial. Em geral, é fazer uma engenharia reversa, é saber descodificar as imagens, pois os símbolos mostram e ocultam simultaneamente; assim antes de tirar conclusões precipitadas aconselho ler e entender todo o artigo.

Símbolos neste artigo está associado ao sentido amplo, se refere imagens estáticas seja na forma de desenhos ou uma fotografia de qualquer ser vivo, objetos ou pessoas. Há um futuro promissor para explorar toda a potencialidades que há nos estudos dos símbolos que ainda é ignorado pelas ciências.

Em grosso modo, pode-se dizer que existem três tipos de símbolos: os de natureza universal, que representam egrégoras como: a cruz cristã, o símbolo Ym Yang taoista, a estrela de Davi, as logomarcas das grandes empresas etc.. O segundo tipo chamo de símbolos diversos como: símbolos de alquimia, símbolos esotéricos, crop circles, etc.

Arquétipos e seus significados

O terceiro tipos são os símbolos de natureza arquetípica, cuja função é representa os arquétipos. O significado dos arquétipos revela o modo como o subconsciente assimila as imagens ao visualizarmos algo ou alguém; de forma automática a imagem é captada pela nossa mente inconsciente através de nossa visão periférica; criando uma conexão olho-mente.

Qualquer imagem em fração de segundos o nosso subconsciente a escanea, e a informação do arquétipo é captada sem o uso da mente racional, pois os símbolos são a linguagem do subconsciente.

Deste modo é preciso se opor à crença de que somente assimilamos algo por meio de palavras, pois é exatamente o contrário. Os símbolos e imagens se comunicam com o nosso subconsciente, pois quando visualizamos um símbolo não precisamos racionalizar nada, a mente inconsciente decodifica a imagem de forma automática.

Importante frisar também que o nosso cérebro não faz distinção entre o que visualizamos de forma real e o que assistimos nas imagens da TV e da net, na imagens que de um poster etc. tudo têm o mesmo efeito, o cérebro não faz distinção.

Toda pessoa quando exposta a uma determinadas imagens  arquetípica há uma reação fisiológica, que tem origem no inconsciente. Atualmente existem tecnologias e exames que demonstram que uma pessoa quando mantém o contato visual com símbolos arquetípicos, está gera no cérebro uma produção dos neurotransmissores, são exemplos: endorfina, dopamina, oxitocina e serotonina.

imagens-chamativa

Arquétipos e Símbolos

Os arquétipos são as essências do seres humanos e também dos demais seres na natureza e mundo criado pela humanidade. Todos os seres, personalidades das pessoas, os objetos e situações de vida são arquétipos. Vivemos num mundo arquetípico a não percebemos isto.

Então se os arquétipos são o primeiro modelo, a excelência em determinado ser e objeto, é o que explica os diferentes tipos arquétipos personalidades, pois existe o ser humano perfeito.

Cada arquétipo será associado com seu significado simbólico, representa a forma como o inconsciente processa a imagem, e que desperta também estados e habilidades emocionais nas pessoas que os visualizam.

Usamos os símbolos para captarmos os arquétipos! Por isso antes de usarmos um símbolo devemos saber o seu significado arquetípico; como também devemos entender que há arquétipos positivos e arquétipos negativos.

Símbolos dos arquétipos e libido

O lado energético dos símbolos dos arquétipos resulta na produção da libido. Libido é a energia psíquica ativadora de mudanças nos pensamentos, nas emoções e no comportamento das pessoas.

Na visão do psicólogo Carl Jung, a libido não se restringe a energia sexual, estende-se também a libido para estudar, libido para ganhar dinheiro, libido relacionamentos afetivos, libido para criar negócios, libido para os esportes, libido para comprar etc. sendo portanto toda forma energética do ser humano.

Símbolos dos arquétipos e neurotransmissores

Os neurotransmissores revelam o lado bioquímico dos símbolos dos arquétipos.  Neurotransmissores são substâncias produzidas pelos neurônios e atuam estimulando outras células nervosas no cérebro.

Estas substancias revelam o lado bioquímico dos arquétipos. Ambos são as duas faces da mesma moeda.

Os quatro principais neurotransmissores são: dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina. Estas substâncias provocam uma reação bioquímica no cérebro que resulta em emoções, sentimentos e comportamentos positivos.

Quando uma pessoa está com um estado emocional positivo como: bons os pensamentos, boas emoções e sensações de alegria é sinal que há produção de neurotransmissores no cérebro, ficando sensível a realizar compras.

Por outro lado, quando há um estado de tristeza, preocupação, medo, depressão e estresse, é sinal de ausência de neurotransmissores, isso gera produção de cortisol alto e/ou excesso de adrenalina, ficando inibida a comprar.

Símbolos dos arquétipos e neuro-associação

Sempre existiu certos conhecimentos restrito a poucos, agora você vai entender que todos os símbolos transmite energias e informação ao mesmo tempo.

É por meio de imagens arquetípicas que acessamos e despertamos os níveis mais profundos da nossa mente subconsciente.

Os símbolos dos arquétipos são imagens-estímulos que visam uma interação entre o inconsciente e o consciente, criando uma neuro-associação da imagem com um estado emocional.

Este fenômeno é criação de uma associação no cérebro de um evento externo (símbolo, pessoas, marca etc.) a um estado emocional ou a sentimento nas pessoas, este conhecimento é usado para diversos fins, abaixo vou citar alguns.

poder dos arquétipos

 O poder dos arquétipos

Conhecer o significado oculto dos símbolos dos arquétipos é extremamente útil em todas as áreas de atividades humana. É útil porque cumpri várias necessidades práticas: serve como fonte de consulta para quem trabalha com marketing, publicidade, postagens na internet, com decoração de ambientes, na produção e edição de vídeos, na criação de logomarcas e principalmente na sua auto-imagem pessoal.

O uso dos símbolos dos arquétipos no cinema

Os conhecimentos sobre as imagens dos arquétipos na indústria do cinema de hollywood é usado por produtores de filmes, autores de seriados e escritores de romance.

Em regra os grandes filmes produzidos em Hollywood sabem explorar bem o uso destes arquétipos, em filmes entre os heróis e vilões.

O uso dos arquétipos todos os anos  geram bilhões em bilheteria, e, apesar de serem repetitivos, fazem sucesso, porque usam imagens dinâmicas para cotar estórias e personagens que existem no nosso inconsciente coletivo.

O símbolos dos arquétipos e o marketing

No grande mercado de marketing o uso de símbolos dos arquétipos sempre está presente na criação das publicidades das grandes marcas.  As marcas sabem estimular os diversas tipos de personas, perfil de personalidade arquetípica, para induzir o consumidores e usuários de serviços a comprar.

No marketing digital o conhecimento sobre a escolha dos símbolos vinculados as postagens e anúncios é vital pois em regra na internet vendemos imagens. Utilizar as diversas estratégias de marketing digital sem um conteúdo de símbolos arquetípicos não terá bons resultados.

Muitos profissionais do marketing aprenderam a selecionar imagens chamativas de acordo com as necessidades de sua persona, e assim já perceberam como ativar o comportamento das pessoas.

E também entenderam que na hora de decidir comprar, as pessoas agem pelo visual ou seja pelas emoções e semente após a justificam com a razão.

Arquétipos negativos e Arquétipos positivos

Símbolos dos arquétipos e imagens chamativas

Também na internet a atual propagação de usuários de redes sociais em todo o mundo se deve em grande parte a visualização e compartilhamento de imagens arquetípicas, as redes sócias as pessoas se encontram por afinidade visual.

Assim existe  vínculos afetivos em todas as imagens postadas, curtidas e compartilhadas, logo o segredo das redes sociais em grande parte se deve aos símbolos dos arquétipos.

Este laço afetivo é resultado de uma energia psíquica vinculado pela afinidade de um estimulo a uma imagem mental. Por detrás de todo símbolo e imagem,

A máxima que imagem vale mais que mil palavras vale para todo mundo, pois uma imagem é chamativa porque se vincula com nosso subconsciente, e é no subconsciente que se encontra a nossa persona.

Assim antes de entender o significado das imagens dos arquétipos e seus efeitos e necessário entender a quem se destina está imagem; pois não adianta oferecer carne a um vegetariano; ou mesmo oferecer cursos para quem não gosta de estudar.

Deste modo mudando-se o símbolo  dos arquétipos, muda-se o estímulo visual, por sua vez está vinculado a bioquímica e energia psíquica do cérebro, que irá ativar sentimentos nas pessoas, todo tipo de estimulo emocional pode ser criado com o uso correto de símbolos dos arquétipos.

Logo as imagens de arquetípicas são estímulos extremamente fortes e eficazes por gerar emoções e causar impacto significativo nos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Saiba mais sobre estes precioso conhecimento no E-book abaixo. Arquétipos e Neuro marketing para vendas.

 

Diga-nos o que achou?