Arquétipos e Vendas

Arquétipos e Vendas

Você sabia que sempre estamos vendendo algo? Você sabia que vender é ajudar? Sabe o que são arquétipos? Sabe qual a importância dos arquétipos para as vendas?

As vendas é que faz a riqueza circular no mundo, para fazemos o fluxo de riqueza entre em nossas vidas devemos ser melhores vendedores do que compradores.

Neste artigo você vai entender devemos ser útil na sociedade seja fornecendo produtos ou serviços que satisfaça as necessidades das pessoas. Entenderá também o uso dos arquétipos é vital para a realização da vendas em todas os ramos de negócios.

A primeira lição a ser aprendido aqui é entender que devemos enxergar, mais cedo ou mais tarde, que todos nós somos vendedores.  Todas as pessoas, sem exceção, são ou serão vendedoras independente de que profissão escolheu.

Todos seremos pescadores de homens, porem desde cedo fomos programados para gostamos de comprar e destetarmos vender. Quanto mais cedo uma pessoas percebe isto, mais cedo ela será próspera.

Assim todos precisamos aprender a vender. Em tudo que pretendemos fazer, devemos busca referencia nos grandes da área ou da atividade. Como o assunto é vendas então devemos perguntar quem é o maior vendedor do mundo. O que está pessoas tem a nos ensina?

Vender é ajudar nas necessidades das pessoas 

Após busca a resposta acima chegaremos ao nome do norte americano Zig Ziglar, considera como um dos grandes vendedores do mundo. A sua filosofia de vida, que é a sua ideia sobre vendas pode ser resumida na sua frase celebre: “Você terá tudo que quiser na vida se ajudar o suficiente os outros a conseguir o que eles querem.”

Nesta concepção vender é ajudar as pessoas a conseguir o que elas desejam. Dito isto então a segunda pergunta é saber o que é que as pessoas mais querem? A resposta chegaremos as necessidades humanas, as pessoas querem ver supridas as suas necessidades.

Assim juntando as duas ideias vender é ajudar as pessoas a satisfazer as suas necessidades. Então quais são as necessidades humanas, há uma hierarquia das necessidades humanas, estas necessidades foram organizadas em forma pirâmide de cinco degraus, pelo psicólogo americano Abraham  Maslow.

Vender é ajudar pessoas

Na base da pirâmide há as necessidade fisiológicas: se refere sobrevivência como os alimentos, a saúde, o descanso, o sono, a comunicação etc . No segundo degrau Necessidade de segurança: são exemplos a necessidade de abrigo como: carro, casa, apartamento. No terceiro degrau a necessidade de relacionamentos afetivos e sociais, que se refere a necessidade de sexo e convivência em grupo.

Necessidade de estima e crescimento pessoal se está se refere a necessidade de status, de sucesso profissional e em independência financeira. No topo da pirâmide há a necessidade de autoconhecimento e espiritualidade, ambas se refere a necessidade fundamental do ser humano de ter ligação com um ser criador, chamado popularmente de Deus.

Outro ponto é perceber que toda necessidade virou mercadoria, e que os mercados estão cada mais fragmentados nos diversos setores da atividade humana Essa segmentação criou os nichos de mercado.

Parece obvio, mais muitos profissionais não perceberam isto, se você pretende criar um negócio, deve responder que necessidade pretende suprir com o seu negócio?

Para superar os degraus das necessidade humanas devemos busca uma referência; e ai que entra os arquétipos, todas necessidades humanas são arquetípicas. Os arquétipos são os modelos primordiais e ancestral de todos as necessidades seja elas produtos, serviços ou situações de vida.

A partir da tese da pirâmide das necessidades percebe-se facilmente que não há apenas necessidades de consumo de produtos físicos, como alimentos, roupas e casa. Existe ainda as necessidade usamos serviços básicos como: a segurança, o conhecimento e terapias. Como a necessidades de situações de vida como: casamento, status profissional e liberdade financeira.

Arquetipos e Subconsciente Arquetipos e Vendas

Arquétipos e subconsciente 

Os arquétipos em termos e marketing são as imagens primordiais de todos os seres, personalidades e necessidades dos seres humanos;  usando os arquétipos nas suas estrategias de vendas você consegue atingir o subconsciente das pessoas.

Deste modo como os arquétipos são as representações perfeitas daquilo que desejamos possuir, daquilo que gostaríamos de ser e daquilo de gostaríamos vivenciar.

Existem um arquétipo para cada tipo de necessidade humana, assim os símbolos e as imagens dos arquétipos serão a ponte entre as emoções das pessoas e as produtos e serviços reais.

Os símbolos dos arquétipos são imagens-estímulos que faz uma interação entre o inconsciente e o consciente, porque cria uma neuro-associação da imagem com um estado emocional, vinculando um  evento externo (símbolo, pessoas, marca etc.) a um estado emocional interno nas pessoas.

O uso dos arquétipos é necessário na indenidade visual do seu negocio, na criação de sua marca e no conteúdo do marketing  marca.

No livro: Arquétipos e Neuromarketing para vendas, você encontrará a o opinião dos principais profissionais de vendas e de marketing, como também você encontrará dicas como usar os símbolos arquétipos e saberá como indústria de marketing a tempos usam os arquétipos para realizar vendas.

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