Arquétipos na Decoração de Interiores - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

Arquétipos na Decoração de Interiores

Arquétipos na Decoração de Interiores

Arquétipos na Decoração de Interiores

O que são arquétipos? Como usar os arquétipos na decoração de interiores? Qual a relação entre sua personalidade e seu estilo de decoração? Como decoraar sua casa? Qual a importância deste tema para a sua vida pessoal e na hora de decorar a nossa casa? Veja neste artigo.

Neste artigo você terá todas as questões acima respondidas. Você verá uma nova visão sobre os estilos de decoração. Você verá os arquétipos socais ou personas como base para definir o seu estilo de decoração, tese inédita no mundo.

SUA CASA É VOCÊ!

Chega um tempo em que a gente começa a olhar para as nossas roupas e também começa pensar no ambientes de nossa casa, de como decorar um ambiente do nosso jeito.

Assim que alugamos ou compramos a nossa casa ou apartamento, já imaginamos em como vamos decorar cada cômoda da casa, para que ela fique harmoniosa, aconchegante e com a nossa cara!

Você que estar de casa nova, pretender fazer uma reforma na casa, mesmo troca alguns moveis velhos ou somente mudar a decoração de sua casa. Então você deve saber qual o seu estilo de decoração. Como escolher o estilo de decoração?

ESTILO PESSOAL DE DECORAÇÃO

O nosso estilo pessoal é uma manifestação externa de nossa personalidade, do nosso perfil de gostos e comportamentos, de que somos internamente. O estilo pessoal envolve o estilo de vestir e o Estilo de Decoração, além de outros elementos, deste modo falar de estilos de decoração não se trata apenas dos elementos de decoração de ambientes, envolve também o perfil personalidade do dono da casa.

Neste sentido por exemplo, não adianta contratar o melhor cozinheiro da cidade se você não sabe o que gosta de comer, o mesmo fale na hora de decorar o nosso ambientes, não basta ter dinheiro para comprar moveis novo se você não sabe ainda qual o estilo de decoração você tem mais afinidade.

A base para escolher o que devemos decorar a nossa casa será nós mesmos, o nosso tipo de personalidade, os diversos tipos de estilo pessoal existem de acordo com os perfis de personalidade que vai revelar de forma exterior o seu estilo de decoração.

OS QUE SÃO ESTILOS DE DECORAÇÃO?

Após uma pesquisa pessoal em livros, revistas e sites sobre decoração interiores pode notar a ideia sobre o que vem a ser os estilos de decoração, que a tese comum é:

Que os estilos de decoração são criados e ou mudados com o tempo de acordo com as mudanças e tendências que ocorrem nas sociedades e na moda em geral.

Quem os estilos são criados a partir trabalhos e filosofias de designer ou arquitetos famosos, que pela sua inteligência e imaginação conseguem criar estilos novos de design de ambientes.

 Saiba agora que nenhum arquiteto ou designer famoso criar estilo, que os estilo não está vinculado a lugares ou países, que os estilo não varia com o tempo, pois são atemporais.

Então, o que são estilos? Os estilos de decoração estão no inconsciente coletivo de toda humanidade, os estilos de decoração são universais e vão se manifestar a medida que cada sociedade vai evoluindo de forma material e moral.

OS ESTILOS DE DECORAÇÃO

Atualmente não há consenso entre os profissionais de decoração de definir quais são estilos. Assim cada designer famoso, cada revista de decoração e nosso dias atuais cada site de internet definem nomes e quantidades diferentes de estilos de decoração.

De acordo tese do inconsciente coletivo e dos arquétipos os estilos de decoração são doze, são estilos universais e atemporais. Este tese tem base na psicologia dos 12 arquétipos sociais de acordo com o psicólogo suíço Carl Jung.

Os doze estilos são: estilo Geek, estilo Dark , estilo clássico, estilo Rock Roll, estilo rústico,  estilo industrial, estilo Pop Art,  estilo elegante, estilo moderno, estilo romântico,  estilo criativo e o estilo boêmio.

Percebe por exemplo O clássico do mundo ocidental ( origem greco-romana) pode ter nuances diferentes do clássico do mundo oriental ( Egito, índia, china), igualmente o clássico de regiões frias ( escandinavia ) do clássico em regiões quentes ( brasil colônia), mas a essência é a mesma.

Neste sentido estilo egípcio, estilo indiano, estilo chinês ( culturas  distintas ), estilo escandinavo e estilo colonial tem a mesma essência do clássico apenas em culturas e épocas diferentes.

De mesmo modo dizer que o estilo moderno se baseia em elementos de meados do século XX e que o estilo contemporâneo se baseia em elementos dos dias atuais, não sustenta. Pois não é o período histórico que define um estilo.

O mesmo serve para a distinção entre o estilo rústico contemporâneo ( mais sofisticado) e o rústico tradicional ( mais bruto e natural) , ambos têm tem a mesma essência do com toque da época.

Arquétipos-e-decoração

TESTE DE ESTILO

Outro ponto importante é saber qual critério é usado para se definir o estilo de uma pessoa, sobretudo os diferentes estilos de decoração, que o tema deste artigo.

A pioneira a escrever sobre o tema dos estilos de decoração foi a norte americana Elsie de Wolfe, esta escreveu 1913 o livro ” A CASA DE BOM GOSTO” .

Este livro virou um “best seller” no assunto de estilos de design interiores e passou a ser usado em todo o mundo pelos profissionais de design de ambientes.

Elsie não quantificou o número exato de estilos de decoração, no qual permanece em aberto até hoje, mas ela explica que toda casa traz a representação da identidade do seu dono.

projeto arquétipo, de forma inédita, contrariando o que pensam os especialistas do mundo do design de decoração, lança a tese o teste de estilos de decoração com base na personalidades dos arquétipos e afirma que os estilos estáo no inconsciente coletivo e não na cultura. Faça agora o teste de estilo no livro Arquétipos e Estilos de Decoração.

Related Posts

By Berg Fausto

Berg Fausto é Escritor, Orientador Vocacional e Expert em Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página