Como vencer o medo? Quala relação entre medo e coragem? Poruqe o medo é prejudicinal a sua saúde mental? Neste artigo você vai aprender como usar os arquétipos da coragem para superar um medo. Vai aprender algumas dicas sobre os arquétips e as emoções elevadas.
Estamos vivendo uma época em que há toda uma geração de pessoas medrosas, as pessoas são facilmente manipuladas por notícias violentas.
É fato que pessoas medrosas e nervosas contagia outras pessoas para o mesmo sentimento e comportamento negativo num efeito manada, o contrário também é verdade.
No Brasil é fato que desde criança ou jovem fomos educados para sermos passivos mesmo numa situação de perigo real. As mulheres principalmente, sempre foi vendida a ideia de sexo frágil.
O que proponho é algo mais forte, é inserir comportamentos permanente no seu subconsciente, proponho educar-se pelo exemplo, modelar-se a pessoas de coragem, pessoas que em situações de extremo perigo real tiveram coragem de lutar venceram.
No nosso cérebro, o cérebro trino, o medo se vincula ao cérebro reptiliano e surge do instinto animal de sobrevivência e pode nos ser útil para alertar numa situação de combate ou de um perigo próximo, apenas isto.
Para além do medo como instinto, este se torna de acordo com a psicologia analítica como uma sombra, o medo é a principal sombra, o lado negativo de nossa psique, resultando num sentimento negativo que nos domina e nos aprisiona, resultando em sentimentos densos e pensamentos obscuros.
Coragem é um estado emocional positivo de domínio e de superação do medo. Resiliência é a capacidade emocional de resistência a situações de vidas adversas. Todos somos testados no cotidiano a nossa habilidade de resiliência. Ambos são habilidades emocionais, logo estão presentes ou não no subconsciente das pessoas.
Pode afirmar também que coragem e medo são sentimentos opostos, a cura do medo é a coragem ou autoconfiança; igualmente que uma pessoa vulnerável e fraca psicologicamente o oposto de uma pessoa resiliênte.
Viver com medo é viver numa prisão sem grades, numa prisão mental em que costumamos negar a cela por não enxergarmos, o medo é um sentimento sutil que nos limita, paralisa ou tira do caminho, assim o medo acaba por mover parte do mundo, só que para o lado errado.
Na prática o medo, inibe os nossos comportamentos, equivale a uma bola de ferro presa a sua perna, um peso real que paralisa a vida das pessoas, as impede as pessoas evoluam em todas áreas.
A lista de medos são grandes, há medo de tudo: medo de problemas, medo da violência, medo de conflito, medo da pobreza e da escassez, medo do pecado, medo tenta e erra, medo da solidão, medo de multidão, medo andar nas ruas, medo da doença, medo da morte etc.
Vencer seus medos é uma situação chave na vida de todas as pessoas. É a chave para liberdade em todas as áreas; medo é o pior de todos sentimentos negativos, vencer o medo significa não deixa que este sentimento ruim nos controle.
Só há uma maneira de vencer o medo é enfrenta-lo, quanto mais você enfrenta seus medos ,mais eles desaparecem. É no enfretamento das causas de nossos medos, fobias e traumas, obviamente deve identificar numa linha do tempo a causa psicológica e após aplicar as estratégias de um arquétipo, um exemplo real de vida.
Arquétipos da coragem são os seres da natureza, mais especidicamente os animais que pela sua essencia expressam corageme bravura, são aniamis testemidos que avançam contram obstaculos sem nenhum temor, neste sentuidos há certos animais que pessuem qualidade emocionais superior ao ser humano. como exemplo o tigre, o turbarão e a águia.
A função dos arquétipos da coragem é fundamental para superar os transtornos de medo severo, é para ter qualida de vida profssional e vida da pessoal, pois pessoas sem Coragem têm suas vidas paralisadas. Saiba mais no E-book Arquétipos Animais e Intelogência Emocional
Você não pode copiar conteúdo desta página