Como Vencer o Medo? Os Arquétipos da Coragem - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

Como Vencer o Medo? Os Arquétipos da Coragem

Como Vencer o Medo? Os Arquétipos da Coragem

Como Vencer o Medo?  Os Arquétipo da Coragem

Como de medo? Como aprender a vencer o medo? Neste artigo você vai aprender como usar um arquétipo para superar um medo. Vai aprender algumas dicas de Joana d´Arc, uma heroína real, o maior exemplo de mulher coragem e resiliência em todos os tempos.

Estamos vivendo uma época em que há toda uma geração de pessoas medrosas, as pessoas são facilmente manipuladas por notícias violentas.

É fato que pessoas medrosas e nervosas contagia outras pessoas para o mesmo sentimento e comportamento negativo num efeito manada, o contrário também é verdade.

No Brasil é fato que desde criança ou jovem fomos educados para sermos passivos mesmo numa situação de perigo real. As mulheres principalmente, sempre foi vendida a ideia de sexo frágil.

O que proponho é algo mais forte, é inserir comportamentos permanente no seu subconsciente, proponho educar-se pelo exemplo, modelar-se a pessoas de coragem, pessoas que em situações de extremo perigo real tiveram coragem de lutar venceram.

Polaridade das Emoções: Medo e Coragem

No nosso cérebro, o cérebro trino, o medo se vincula ao cérebro reptiliano e surge do instinto animal de sobrevivência e pode nos ser útil para alertar numa situação de combate ou de um perigo próximo, apenas isto.

Para além do medo como instinto, este se torna de acordo com a psicologia analítica como uma sombra, o medo é a principal sombra, o lado negativo de nossa psique, resultando num sentimento negativo que nos domina e nos aprisiona, resultando em  sentimentos densos e pensamentos obscuros.

Coragem é um estado emocional positivo de domínio e de superação do medo. Resiliência é a capacidade emocional de resistência a situações de vidas adversas. Todos somos testados no cotidiano a nossa habilidade de resiliência. Ambos são habilidades emocionais, logo estão presentes ou não no subconsciente das pessoas.

Pode afirmar também que coragem e medo são sentimentos opostos, a cura do medo é a coragem ou autoconfiança; igualmente que uma pessoa vulnerável e fraca psicologicamente o oposto de uma pessoa resiliênte.

Viver com medo é viver numa prisão sem grades, numa prisão mental em que costumamos negar a cela por não enxergarmos, o medo é um sentimento sutil que nos limita, paralisa ou tira do caminho, assim o medo acaba por mover parte do mundo, só que para o lado errado.

Na prática o medo, inibe os nossos comportamentos, equivale a uma bola de ferro presa a sua perna, um peso real que paralisa a vida das pessoas, as impede as pessoas evoluam em todas áreas.

A lista de medos são grandes, há medo de tudo: medo de problemas, medo da violência, medo de conflito, medo da pobreza e da escassez, medo do pecado, medo tenta e erra, medo da solidão, medo de multidão, medo andar nas ruas, medo da doença, medo da morte etc.

Joana d´Arc: O Arquétipo da Coragem Feminina

Joana d´Arc viveu na idade média e foi uma importante personagem da história francesa durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando o seu país, a França, enfrentou a rival Inglaterra.
Inicialmente foi-lhe negado a entrada no exército francês, por ser uma mulher, mas Joana não desistiu e inspirada em “mensagens divinas”, cortou o cabelo curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Só então foi aceita no exército francês, chegando a comandar diversas tropas durante a guerra, onde obteve diversas vitórias.
Joana D’arc foi uma heroína real, diferente de diversas outras heroínas fictícias, inventadas pelo cinema como: Mulher-maravilha, Supergirl, Xena entre outras.

Arquétipos neste artigo pode ser entendido como pessoas modelo ou pessoas símbolos, logo pense em joana darc como um modelo de resiliência, esta mulher não tinha nada, pois viveu numa época em que as mulheres nenhum direito e conseguir o respeito de todos. Igualmente ela foi uma modelo coragem pois entrou numa guerra armada em que só existia homens e liderou o exército francês em anos de batalhas e triunfou em todas.

Vencer seus medos é uma situação chave na vida de todas as pessoas. É a chave para liberdade em todas as áreas; medo é o pior de todos sentimentos negativos, vencer o medo significa não deixa que este sentimento ruim nos controle.

Só há uma maneira de vencer o medo é enfrenta-lo, quanto mais você enfrenta seus medos ,mais eles desaparecem. É no enfretamento das causas de nossos medos, fobias e traumas, obviamente deve identificar numa linha do tempo a causa psicológica e após aplicar as estratégias de um arquétipo, um exemplo real de vida.

Cabe deixar claro o medo é ua hipótese que algo de ruim aconteça e na maioria das vezes não é uma hipótese real, acaba sendo portando sofrer por antecipação por algo que se quer possa acontecer.

Spartacus: O Arquétipo da Coragem Masculina

Existem diversas exemplos de coragem e superação ao longo da história humana, e Spartacus considero a maior de todas no que se refere a coragem e resiliência, por isso ele é um arquétipo. É O MODELO DE HOMEM DE CORAGEM já visto na face da terra, Spartacus viveu no regime de escravidão e não aceitou aquela situação era um escravo.

Spartacus viveu numa época de regime de escravidão, ele não tinha nada, nem sua liberdade, diante do contexto não aceitou a situação e foi a luta, Spartacus recrutou milhares de escravos para sua causa e lutou para muda aquela situação de escravidão.

Spartacus não tinha nada, nem a sua liberdade, e por pouco não destruiu o maior império do mundo na época, um exemplo de coragem para os nossos jovens, um herói real este é Spartacus

Spartacus é de longe o mais famoso gladiador da história, era um soldado trácio que tinha sido capturado e vendido como escravo, na antiga cidade de Cápua, deve ter reconhecido seu potencial, porque comprou Spartacus com a intenção de transformá-lo em um gladiador. Vencer o medo é lutar contra as nossas sombras e vence-las, Só que para o lado errado., O medo é a principal sombra.

Polarodade das Emoções: Resiliência e Fragilidade

Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

Fragilidade emocional é a falta de resistência ou controle de suas emoções causados por situações adversa, que pode levar a estados de fuga, de estresse, depressão e até mesmo o desmonte psicológico de uma pessoa.

Deste modo RESILIÊNCIA E FRAGILIDADE são duas face da mesma, moeda são energias que pode ser transmutada, são frequência vibratórias que pode evoluir ou paralisar a vida de uma pessoa.

Psicologicamente, a Resiliência é a capacidade de psicoadaptação de indivíduos, grupos e/ou de organizações, de voltar não a um estado “normal” mais num estado mais forte , após alguma situação  adversa.

Objetivo da resiliência é propiciar condições de dar sua evolução pessoal, dar passo a frente na escada evolutiva de consciência.

Todos nós, somos testados na nossa habilidade de adaptação, isto é, na nossa capacidade de resiliência.  Assim como medo do quarto escuro da infância. spartacus e joana darc são igualmente os grandes exemplos de resilencia pois estes foram herois da vida real.

A função dos arquétipos da coragem e da resiliência é vital para vida da pessoas, pois sem Coragem e Resiliência a vida as pessoas ficam paralisadas.

Related Posts

By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página