O que é um estilo de vida? Qual a importância de ser um estilo de vida equilibrado? P que não é estilo de vida? Qual a relação entre estilo de vida de vícios? Como renovar o seu estilo de vida? Veja neste artigo.
Estilo de vida é uma expressão que se popularizou na época moderna, está expressão que surgiu mesmo ante de ser estudado por qualquer grande pensador ou qualquer área do conhecimento.
O primeiro estudioso a mencionar o conceito de Estilo de vida foi o psicólogo austríaco Alfred Adler, este associou a expressão de estilo de vida ao conceito psicologia individual, que explica a singularidade de cada pessoa. De fato cada pessoa é única mas o estilo de vida não explica isto.
Para a visão de Adler cada pessoa teria um estilo de vida pessoal, no qual não há dois estilos iguais. Acredito que este se equivocou nesta analise pois não teve como profetiza o sentido atual que a expressão estilo de vida se tornou, como uma expressão vinculada a aspectos comportamentais coletivos.
Neste sentido a expressão estilo de vida é um tema vinculado também ao estudo da psicologia social, esta é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, como influenciam umas com as outras e como se manifesta as relações interpessoais.
Alfred Adler foi estudioso da psicologia profunda ou psicanálise, ramo da psicologia que estuda inconsciente, e que tem como grandes nomes Freud e Jung, neste sentido Adler acertou na afirmação de que o estilo de vida tem a sua gênese no inconsciente das pessoas.
Assim descobrir o seu estilo de vida é uma forma de autoconhecimento e perceber o que faz sentido para o seu caso pessoal, de no caso deste livro o estilo que vai servir para superar os seus vícios e compulsões.
Estilo de vida não é religião no sentido clássico do termo, religião etimologicamente vem do termo religare , que significa religar o homem com o divino, na pratica as religiões se vinculam a dogmas, a igrejas e a livros sagrados.
Estilo de vida não é cultura, este termo se refere a um conjunto de costumes herdados de local como: região, etnia, língua, crenças e nacionalidade. Deste modo não há estilo de vida americano ou estilo de vida japonês, há um cultura americana que são os costumes de determinada nação.
Estilo de vida não se confunde com padrão de vida, este se refere a padrão de consumo de determinada classe social, tem base em bens materiais, seu padrão de vida pode ser alto e baixo, a depender grau de consumos de produtos e serviços do mercado.
Por exemplo se você passar as férias numa cidade ou numa próxima a sua cidade onde mora, ouse você passa as férias na Disney ou nas ilhas gregas, aqui há uma diferença no padrão de vida.
Ou mesmo quem janta num restaurante de luxo no copacana palace ou no hotel budai é mais feliz do que janta num restaurante de comida local.
Um estilo de vida ou life style não é a vida pessoal de pessaos famosas ou de personal influênce da internet, e nem mesmo é tentar imitar a vida destas celebridades, isto porque cada pessoa têm suas qualidades e um lado sombra e irá mostrar coisa que lhe convêm.
Há muitos casos em que há diferença entre a vida real e a vida pública das telas e das redes socais.
O estilo de vida moderno e a indústria dos vícios criaram uma hiper estimulação de prazer a todo momento, acarretou uma busca por prazer imediato, prazeres rápidos e a todo momento.
Esta mentalidade de busca constante por coisas prazerosas está gerando uma geração de viciados. As pessoas se acostumou em querer tudo rápido, na internet ar um clic se tem acesso a quase tudo.
Esta viciado neste sentido é esta super estimulado por coisas fúteis, por maus hábitos que não vai agrega nada em sua vida; que no cérebro vai gerar excesso de dopamina e desregular o seu equilíbrio:
São exemplos de vícios modernos: compulsçao por comidas rápidas (fast food), refrigerantes em excesso, vicio em pornografia on line, jogos de azar on line, vicio em celuar, vício em redes sociais, vicio em casas noturnas, vicio em medicamentos, vicio em compras, vicio em álcool, vicio em cigarros, vicio em entorpecentes etc.
O que se ficou conhecido com um estilo de saudável sendo aquele que promove a saúde física e mental de uma pessoa na verdade é muito mais do que isto. Um estilo de vida deve esta vinculado a uma filosofia de vida e deve ter base nos ensinamentos dos grandes avatares da humanidade. Estilo de vida é uma forma correta de se viver. Um estilo de vida é o guia das principais tarefas de vida.
Veja exemplos de estilo de vida sem vícios ou estilos de vida suadaveis, que são estilos de vida autênticos e universais, podem ser adotado em qualquer pais ou em qualquer cultura neste planeta.
ESTILO DE VIDA DO DESPERTO
ESTILO DE VIDA CRISTÃO
ESTILO DE VIDA ZEM BUDISTA
ESTILO DE VIDA MINIMALISTA
ESTILO DE VIDA DE NEGÓCIOS
ESTILO DE VIDA RASTAFARI
ESTILO DE VIDA JUDEU
ESTILO DE VIDA DA YOGA
ESTILO DE VIDA ESPÍRITA
ESTILO DE VIDA HERMÉTICO…
Um estilo de vida saudável é um conjunto de hábitos e práticas que promovem o bem-estar físico, mental, social e espiritual, neste sentido O cristianismo e Budismo não se trata apenas de religiões e igreja, mas sim são filosofias de vida que devem fazer parte do cotidiano das pessoas já uqe os grandes líderes espirituais também ensinaram as pessoas a serem saudáveis em seus comportamentos.
Neste sentido para viver num mundo sem vícios uma mudança de estilo de vida novo é vital para que a nossa consciência e por consequencia o cérebro volte a sentir prazer e motivação por meio das práticas simples e saudavéis que geram bem estar, Saiba mais no E-book Estilo de vida Saudavéis.
Você não pode copiar conteúdo desta página