O arquétipo do Inventor

O arquétipo do Inventor

Você sabe o que são arquétipos?  Você sabe quem foi Steve Jobs ?Você sabe o que é Empreender com Propósito? Entenda neste artigo que existe o modelo perfeito de um inventor e você pode se tornar um.

Um inventor não pensa o mundo das empresas e inovações como um grande mercado de trabalho em que você vai procurar um emprego a todo custo, mas pelo contrário ver o mundo como um ambiente de negócios no qual instituições e pessoas tem suas necessidades e você como um profissional da área de inovação deve buscar atender estas necessidades com novos produtos e serviços.

Ideias criativas nascem na mente de um idealizador através de insights  (introspecções) oriundo do inconsciente coletivo; deste modo a essência do processo criativo é nossa intuição, logo devemos desenvolver a nossa intuição e se concentra no que realmente é importante.

 

O Arquétipo do Inventor

Esteve Jobs viveu nos Estados Unidos ( 1955-2011). Este homem vivenciou a atual era da revolução tecnológica no setor de informática e telecomunicações, sendo um nome sempre se destacava.

Steve Jobs é o grande símbolo da área de Inovação e Tecnologia; de forma simples pode conceituar a inovação como a técnica de fazer algo novo que atenda uma necessidade das pessoas e das instituições.

Esteve Jobs foi um dos grandes inventores de todos os tempos, este teve entre suas inovações o computador de uso pessoal, que se difundiu rapidamente junto com a internet.

Contudo a sua grande criação ainda estava por vim, o celular inteligente ou smartfone; esta foi sua grande invenção, pois este aparelho logo se tornou um objeto de uso em massa; no qual muitas pessoas não conseguem se desligar. Pois atualmente é difícil encontra uma pessoa que não tenha um smartfone, este aparelho virou um item de “primeira” necessidade.

As possibilidades de criação de novos produtos e serviços sempre são infinitas e estão em aberto, por exemplo quando Steve Jobs idealizou na sua mente o modelo o smartfone ele acertou na mosca, pois após criar os celulares inteligentes, este homem novamente ficou bilionário com isto.

Steve Jobs foi um homem que sem dúvida vivenciou o arquétipo do criador, pois realizou diversos empreendimentos criativos, sendo a personificação do grande inventor. Sua ideia genial não deixa dúvidas que ele amava o que fazia e nasceu com este propósito.

Guardada as devidas circunstâncias, toda a pessoa em regra possuem as mesmas capacidades criativa e de gestão de qualquer grande inventor ou de um empresário, como Steve Jobs basta que pense, sinta, estude e trabalhe igual a ele.

As lições de Steve Jobs

Todos aqueles que pretende criar produtos e serviços inovadores e ganhar muito dinheiro com estas invenções deve ter Steve Jobs como modelo a ser seguido, pois este como poucos na história sabe o segredo de uma invenção de sucesso

Aqui estão os famosos 10 princípios de Steve Jobs para a vida de sucesso. Depois de ver e ouvir isso, você vai entender que é Steve Jobs, é a personificação de um arquétipo e assim é um guia para o seu desenvolvimento pessoal.

Abaixo alguns de seus ensinamentos valiosos, estes princípios que uma vez postos em pratica os resultados são certos, pois são modelos estratégicos.

1-  Aprenda a antecipar o futuro: Saber antecipar as necessidades das pessoas nos próximos cinco e dez anos, lhe traz grande vantagem. É uma habilidade de prever o futuro, é muito importante se você quiser atingir seu objetivo.

2-  Foque no positivo: deste modo devemos dar atenção na solução e não nos problemas, esta é a regra; Steve Jobs sempre buscou manter o foco no positivo; ele era grato pelos vida que tinha desde sempre e logo a sua vocação para despejar sua energia.

3-  Falhar faz parte do caminho: Aprender com os erros pois todo mundo falha, os erros são lições e estímulos na caminhada. Assim nunca devemos temer o fracasso, porque ele é uma oportunidade de aprender e melhorar o que somos.

4-  Viaje pelo mundo: Procure sempre está em movimento par a aprender coisas novas, neste sentido uma viagem faz ampliar as nossa perspectiva, possibilitar ver coisas novas ,culturas diferentes, expande nossa mente e vermos as possibilidades estão em aberto.

5-  Encontre o parceiro certo: Ninguém consegue realizar grandes coisas sozinho, devemos buscar qualidades nos outros que nos completa, que saiba de coisas que devemos aprender. Saber escolher as pessoas com quem iremos conviver é uma decisão super importante que não deve ser subestimada.

6- Obstáculos são oportunidades disfarçadas: Vencer nas adversidades, este é o que nos faz forte, pois um mar tranquilo não faz grandes marinheiros. Aprenda a ver os problemas como formas aprendizados necessários, assim verá as dificuldades com bons olhos.

7- Corra riscos: Esta regra em outras palavras significa dizer que seja ousado, se atreva fazer coisas que não foram feitas ainda, para criar um negócio novo na maioria das vezes é preciso correr riscos, para avançar. Basta ter cuidado e certeza de que o risco que você correu foi calculado.

8- Envolva-se com grandes pessoas: devemos nos relacionar, procurar aprender e conviver com pessoas que  nos inspire, que já realizaram o que queremos realizar, pessoas que nos de a mão nos puxe para cima. Somos resultados das pessoas de quem convivemos e adiramos.

9- Lembre-se que você estará morto em breve: Aproveite a vida, esta é dom que devemos realizar grandes coisas e deixa o nosso legado. Assim todas as expectativas, os orgulhos , os medos falhar, tudo vai passar e que realmente fica é o aprendizado.

10-  Não tenha medo de aprender com os outros: Saber que sempre temos algo a aprender e assim ter a humildade de buscar ajuda a quem sabe o que devemos aprender. Ver os modelos de negócios que funcionam e procurar fazer e aprender com de fazer produtos diferentes.

Empreender com Propósito

Estamos numa nova era, na era de aquário, é um novo elemento foi acrescentado ao empreendedorismo; chamado de “ Empreender com Proposito” . No qual empreender envolve ajudar as pessoas e ter relação com a sua vocação.

Sobre este tema, observei que já é grande o número de autores e livros apresenta esta nova ideia. São várias as forma de dizer a mesma coisa: o norte americano Joe Abraham DNA empreendedor, explica que devemos alinhar o nosso negócio com nossos PONTOS FORTES. A tese que o inglês Simon Sinek do círculo dourado, este defende que antes de abrir o negócio o empreendedor deve responder “O PORQUÊ”, o motivo que está vinculado ao ser proposito interno.

Deste modo os pontos fortes e o porquê do empreendedor está vinculado a sua vocação interna, logo devemos empreender tendo como base a sua vocação profissional.

Empreenda com produto ou serviço que faça sentido ao seu propósito de vida, a sua vocação interna; ao motivo ou o porquê de se fazer o que faz.

Neste pondo o inventor e grande empreendedor Steve Jobs afirma “ a única maneira de se fazer um bom trabalho é amando o que se faz” , ou seja descobrir a sua paixão, que é o mesmo que sua vocação.

Assim descubra a sua paixão e vá empreender. Escolha empreender com o que ama fazer: Neste ponto é que a maioria das pessoas fracassam em seus empreendimentos, e desta maneira empreender com proposito sempre foi a formula do sucesso nos negócios.

A história está cheia de casos de sucesso, de grandes empreendedores que descobriram seus propósito de vida em seus empreendimentos.

As maiores empresas e produtos inovadores do mundo foram criados com grande carga de idealismo de seus produtos/serviços e propósitos de seus fundadores.

Apenas agora que esta ideia está sendo difundida e aceita: o projeto arquétipos  convida você: que é aspirante a empreendedor, você que está na informalidade, que é um assalariado que abrir um negócio, você que é estudante que quer abrir seu negócio é não sabe o que vai fazer, então descobrir a vocação é o primeiro passo.

teste vocacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *