O Diagrama dos Arquétipos

O Diagrama dos Arquétipos

Você sabe o que é o diagrama dos arquétipos? Sabe para que serve? Você sabe a diferença entre persona e público alvo?

Entenda neste artigo que o uso do diagrama dos arquétipos na criação e no marketing das grandes marcas é uma pratica corrente entre as grandes empresas de publicidade e as marcas de produtos mais famosos do mundo.

É sabido por todos que um pequeno grupo de megaempresas dominam os mercados, é um dos motivos que explica este domínio é que estas grandes marcas em sua publicidade atinge o lado emocional das pessoas.

Então a grande pergunta a se fazer é como estas marcas consegue fazer isto? A resposta é simples elas usam os arquétipos, através do uso dos símbolos dos arquétipos você pode criar todos os estados emocionais possíveis no subconsciente das pessoas.

O que são Arquétipos?

Arquétipos são imagens atemporais que atravessam culturas e fazem parte do nosso inconsciente coletivo, provocando uma identificação imediata, com determinada persona.

Assim apesar da desigualdade financeira e da grande visibilidade na mídia tradicional, os pequenos negócios poderão competir com as grandes marcas dentro da internet usando os arquétipos no seu marketing digital.

Este assunto é vital para se fazer um bom marketing digital, pois já não há diferenças o setor de marketing e setor de vendas, nas empresas.com, saber fazer um bom marketing é sinônimo de vendas.

Saiba agora que o diagrama dos arquétipos é uma ferramenta de marketing usado no mundo inteiro com o objetivo de identificar qual é o arquétipo pessoal (persona) de seu público alvo.

No Brasil este assunto do uso dos arquétipos no marketing, ainda é novo ou mesmo o conhecimento sobre este tema inda é parcial; de início uma distinção importante é saber a diferença entre o seu público alvo e sua persona.

PERSONA E PUBLICO-ALVO

Entenda a Persona do seu Público Alvo

 Público alvo se refere a parcela da sociedade para qual os seus produtos/ serviços são destinados. Por exemplo a segmentação como: faixa de idade, faixa de renda, nível de escolaridade

A persona envolve o lado subjetivo do público alvo, a identificação das personas buscar entender os problemas, as necessidades, os hábitos de consumo e a personalidade do seu público alvo. São exemplos:

Se a sua persona for do sábio, do homem ou da mulher inteligente, este público são formado são pessoas inteligentes, gostam de estudar e aprender coisas novas a todo tempo.

O seu gosto envolve produtos que agregue conhecimento e seja dado uma explicação científica do real benefícios ou problemas que o produto/serviço resolve. Indicado para o marketing de cursos e livros.

Se a persona do seu público for a persona do homem ou da mulher sedutora, este público é formado por um grupo de Gosta de se relacionar com pessoas, de seduzir, de chama atenção de outras pessoas.

Estas buscam sempre estar mais atraentes para poder seduzir e conquistar, logo o uso desta persona é indicado para produtos e serviços que envolve moda e beleza; como roupas e cosméticos.

Assim, após a escolha do seu nicho de mercado o próximo passo é identificar o arquétipo pessoal indicado para seu negócio. Esta escolha será importante para o seu produto ou serviço em três aspectos: criar uma marca, como comunicar essa marca e a imagem da marca.

ARQUÉTIPOS, MARKETING E MARCAS

A Importância dos Arquétipos na Criação e Comunicação das Marcas

Ao se criar um marca envolve saber qual a real motivação da existência de sua marca? E quais necessidades a sua marca resolve? Qual a persona principal de seu que o seu produto/serviço atende.

Saber se comunicar com o seu público alvo significa saber com qual conteúdo arquetípico será utilizado nas diversas estratégias de marketing,  com o objetivo criar uma neuro-associação entro o seu marketing e o lado emocional da sua persona.

Ter uma identidade visual para se destacar dos demais negócios e criar afinidade com a sua persona isto será realizado por meio de criação de uma logomarca com arquétipos.

Enfim quem ao criar um negócio teve uma acessória sobre os arquétipos? Conta-se nos dedos não é mesmo. Saiba como usar o poder dos arquétipos para fazer um marketing de qualidade.

Saiba qual a persona ideal para o seu produto ou serviço. Saibam quais imagens associar ao seu marketing, adquirindo o livro: Arquétipos e neuro marketing para vendas.

 

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