O Diagrama dos Arquétipos - Projeto Arquétipos
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O Diagrama dos Arquétipos

O Diagrama dos Arquétipos

O Diagrama dos Arquétipos

Você sabe o que é o diagrama dos arquétipos? Como usar o conhecimento dos arquétipos para segmentar um apersona? Você sabe a diferença entre persona e público alvo? o que é segmentação de um publico alvo? O que são arquétipos de marca? veja neste artigo.

O diagrama dos arquétipos é uma ferramenta de marketing usado no mundo inteiro que contém os 12 arquétipos e tem o objetivo de identificar qual é o arquétipo social (a persona) de um público alvo.

O uso do diagrama dos arquétipos na criação e no marketing das grandes marcas é uma pratica corrente entre as grandes empresas de publicidade e as marcas de produtos mais famosos do mundo.

É sabido por todos que um pequeno grupo de megaempresas dominam os mercados, é um dos motivos que explica este domínio é que estas grandes marcas em sua publicidade atinge o lado emocional das pessoas.

Então a grande pergunta a se fazer é como estas marcas consegue fazer isto? A resposta é simples elas usam os arquétipos, através do uso dos arquétipos você pode criar todos os estados emocionais possíveis no subconsciente das pessoas.

A PERSONA E O PÚBLICO ALVO

 Público alvo se refere a parcela da sociedade para qual os seus produtos/ serviços são destinados. Por exemplo a segmentação como: faixa de idade, faixa de renda, nível de escolaridade

A persona envolve o lado subjetivo do público alvo, a identificação das personas buscar entender os problemas, as necessidades, os hábitos de consumo e a personalidade do seu público alvo. São exemplos:

Se a sua persona for do sábio, do homem ou da mulher inteligente, este público são formado são pessoas inteligentes, gostam de estudar e aprender coisas novas a todo tempo.

O seu gosto envolve produtos que agregue conhecimento e seja dado uma explicação científica do real benefícios ou problemas que o produto/serviço resolve. Indicado para o marketing de cursos e livros.

Se a persona do seu público for a persona do homem ou da mulher sedutora, este público é formado por um grupo de Gosta de se relacionar com pessoas, de seduzir, de chama atenção de outras pessoas.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO:

Segmentação demográfica:

Essa segmentação está relacionada às características pessoais do público, englobando fatores como: faixa de idade, gênero masculino e feminino, faixa de renda A,B,C e D, nível de escolaridade, local de residência, áreas de interesse  entre outras.

Segmentação Psicológica:

Essa segmentação está relacionada a fatores como: estilo de vida, perfil de personalidade, gostos do consumidor, valores dos consumidores e usuários, comportamentos, produtos que preferência. Estes fatores tem influenciam nas escolhas na hora de comprar pois está relacionado com suas emoções. É nesta segmentação que se encaixa o estudo dos arquétipos.

SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

A segmentação de público alvo: consiste na identificação de um nicho de mercado especifico de um determinado grupo de pessoas, de acordo com critérios diversos.

Assim segmentar é separar o mercado geral em grupos menores, identificando as características, as necessidades e os interesses em comum de um grupo de pessoas. Esta segmentação serve de base para auxiliar as estratégias de marketing e para apresentação ofertas que atendam a dores e os desejos deste público-alvo.

Segmentar significa encontrar padrões. Veja a segui os padrões são os arquétipos da vida intima das mulheres. Este diagrama explica os perfis de consumidores, os seus valores e o tipos de produtos e serviços que gostam que compra e ou usar.

Segmentar significa encontrar padrões. Veja a segui os padrões são os arquétipos da vida intima dos homens. Este diagrama explica os perfis de consumidores, os seus valores e o tipos de produtos e serviços que gostam que compra e ou usar. Explica igualmente as áreas de interesse e os comportamentos destas pessoas no mercado.

Entrar no mercado e realizar vendas é o objetivo de todo empreendedor, porém não adianta apenas lançar sua marca/produto/serviço e torcer para que ela dê certo sozinho.

Para se ter sucesso em vendas, há varias variáveis em jogo, e a principal delas é fazer uma segmentação correta. Aqui que entra o conhecimento sobre os arquétipos: o diagrama dos arquétipos final famoso no mundo inteiro com forma criar marcas extraordinárias que se identifiquem com as emoções de seu público alvo.  Estou falando do livro best seller : “O herói e o Fora da Lei”.

OS ARQUÉTIPOS DA VIDA SOCIAL:

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Arquétipos são modelos de personalidade oriundo do inconsciente coletivo, na mente são imagens atemporais que atravessam culturas e fazem parte do nosso inconsciente das pessoas, provocando uma identificação imediata, com determinada persona.

Os doze arquétipos sociais são: o herói, o revolucionário, o líder, o sonhador, o prestativo, o criador, o artista ( sedutor), o explorador, o homem comum, o sábio, o cara feliz e o curador (mago).

ARQUÉTIPOS DA VIDA INTIMA

No estudo da psicologia analítica entendemos que as pessoas usam igualmente personas na vida pessoal, estas personas estão assinadas  a vida intima de homens e das mulheres, em termos de marketing estes mesmos tipos psicológicos da vida pessoal que será usado para definir perfis de consumidores, que será utilizado para segmentar um público alvo.

No Brasil este assunto do uso dos arquétipos no marketing, ainda é novo ou mesmo o conhecimento sobre este tema ainda é parcial; Assim, após a escolha do seu nicho de mercado o próximo passo é identificar o arquétipo indicado para seu negócio.

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Esta escolha será importante para a segmentação da persona para seu produto ou serviço em diversos aspectos: criar uma marca, como comunicar essa marca, criar conteúdo, criar oferta irresistível, criar um campanha paga,  criar uma identidade visual etc.

Contudo o projeto arquétipos vai além e REVELAR OUTRAS PERSONAS que povoam o inconsciente coletivo das pessoas, que podem ser explorados no marketing, na segmentação e na criação de marcas. Saiba mais no ebook: Arquétipos  para Vendas.

 

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By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

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