O SABOTADOR INTERNO - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

O SABOTADOR INTERNO

O SABOTADOR INTERNO

O SABOTADOR INTERNO

O que são arquétipos negativos? O que é o arquétipo do sabotador? Qual a relação com o sabotador interno? Quais as consequências na sua vida por esta vivenciando este arquétipo? Veja agora, uma explicação nunca vista antes.

Arquétipos são padrões de personalidade e de situações de vida que guia a vida das pessoas de forma inconsciente. São padrões mentais do inconsciente coletivo que podem trazer resultados positivos e negativos para a sua vida.

Arquétipos negativos é o lado sombra de um arquétipo, quando ativo numa pessoa está tem sua vida paralisada, as sombras influência nossos pensamentos e ações causando estagnação em todas as áreas de nossa vida.

Conhecido como o sabotador interno este arquétipo negativo é um padrão universal de comportamento que exsitem em algumas pessoas em todas as sociedades. 

É uma dinâmica arquetípica da autosabotagem  leva as pessoas a agir contra si mesmo, em termos de perda de dinheiro, de perda de tempo, de perda de oportunidades etc. É aquele se costuma dizer que “fulano deu um tiro no próprio pé”, ou ” fulano nadou, nadou e morreu na praia,  é o tipo de pessoa que mesmo quando as coisas vão indo bem dar um jeito de estragar ou mesmo estar perto de conseguir e dar um jeito de estragar..

RECONHECER A AUTOSABOTAGEM

Como identificar o sabotador interno? Em termos práticos os arquétipos são padrões de comportamentos repetitivos que nos ilude, que atrapalha nossos objetivos pessoais, nos impede de ganhar dinheiro, ver as oportunidades, e do nos resistir ao crescimento pessoal, que seria a ordem natural.

São exemplos de influência deste arquétipo na vida pessoal, pessoa não tem objetivos de vida, aquela que estraga uma amizade ou uma parceria promissora ou arruína um relacionamento afetivo, que usa seu tempo livre vendo televisão, perde tempo em redes socais/internet etc.

Nas instituições o sabotado age de forma sutil, perceba que é comum um time que está perdendo trocar o técnico e a equipe começar a vencer, numa empresa igualmente há casos de anos de balanços negativos troca-se os dirigentes e outros colaboradores a empresa começa realizar lucros.

Exemplos na vida profissional e financeira: é comum estragar um negócio que vem dando lucro, a pessoa não querer estudar, não querer se atualizar na sua área, gasta mais do que ganha, tomar empréstimos sem capacidade de quitar, estourar cartão de credito, que compra tudo que ver pela frente etc.

Não precisa de ter uma “ bola de cristal ” para perceber que a pessoa que está endividada está vivenciando o arquétipo do sabotador, pois seus comportamentos externas revelam perfeitamente vem vivencia este arquétipo negativo, são verdadeiros suicidas econômicos.

Perceba que não se trata de ser pobre ou rico, estes são estereótipos sociais que varia em cada lugar e com o tempo, arquétipos são atemporais e age em todas as classes sociais; por exemplo é comum vermos pessoas famosas e ricas destruir todo seu patrimônio e a sua reputação em poucos anos, estes são casos típicos de autosabotagem.

Este é um arquétipo ligado a nossa a nossa sobrevivência e nossa evolução pessoal, o problema é que este sabotador interno não é reconhecido como um padrão arquetípico, comum na maioria das pessoas e que acaba sendo justificado por outras explicações racionais e lógicas.

O HOMEM PROATIVO 

Todo arquétipo tem dois componentes: o lado sombra e o lado luz. As sombra nos mostra as o lado negativo e destrutivo do arquétipo. O lado luz nos mostram lado divino com todo nosso potencial interno que ainda não é usado.

O lado sombra é composto por traumas, tabus, crenças limitantes, comportamentos autodestrutivos e por de forma inconsciente fazer escolhas que bloqueiam seu próprio sucesso.

O lado luz do sabotador é o arquétipo do proativo. Este é o estado de maestria da produtividade na vida pessoal e profissional. 

Acredite todo homem de sucesso, homem de negócios ou todo grande empreendedor da história vivenciou o arquétipo do homem proativo,  pois o estado de excelência está no arquétipo. 

É difícil para um pessoa que nunca experimentou o sucesso e alta persformasse perceber suas condutas antisucesso, antiprosperidade e a uma situação na qual sabota seus próprios interesses. 

SUPERAR A AUTOSABOTAGEM

Então como superar o sabotador interno? A chave é perceber que o bem mais precioso de uma pessoa é o seu tempo. É o sabotador é o especialista em sabotar o seu tempo.

Veja o sucesso como um avião, o tempo gasto para construir o avião e coloca o avião no ar o nosso sabotador interno sabe que tem que fazer mas não faz

Assim sempre que você perceber que está prejudicando o seu sucesso, comece a se perguntar: POR QUE EU FAÇO ISSO? Aguarde que a resposta virar.

A produtividade na vida pessoal de uma pessoa, que terá como consequência os seus resultados na vida, vai depender de como esta pessoa organiza o seu tempo. 

 Independer de ser homem ou mulher, seja empresário ou um desempregado; seja no Brasil, Japão ou qualquer outro lugar no mundo este padrão está no inconsciente coletivo, pois é um arquetipo negativo ou um sombra psicológica.

Assim que você estiver ciente de sua AUTOSABOTAGEM, que está sendo dominado pelo arquétipo do sabotador que você deve entende-lo como uma sombra, o lado negativo de sua personalidade, por meio do autoconhecimento e com exercícios para atingir o seu subconsciente é possível muda este padrão. Saiba mais no ebook arquétipos e sombras.   

sombras-psicologia

Related Posts

By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página