Os Arquétipos nas Escolas
Qual a nossa personalidade? Qual a personalidade do Adolescente? A resposta a estas perguntas está no meio social em que você convive ou estar na sua mente inconsciente? Qual a relação entre sua personalidade e sua vocação profissional? O que são os Arquétipos Escolares? Como os arquétipos se manifestam nas Escolas? Veja neste artigo.
No desenvolvimento da nossa personalidade ocorre desde cedo, é na fase da escola ou seja na adolescência, entre 14 e 21 anos que temos influência de diversos elementos em nossa personalidade, como a nossa família e de amigos etc,
Mas nada destes elementos tradicionais explica por exemplo desce cedo gosta de se vestir e ter gostos diferentes dos pais e de amigos próximos. A tese do inconsciente coletivo é mais eficaz.
A adolescência é um dos períodos mais intensos na vida de um indivíduo. Ela representa a passagem da infância para a idade adulta, trazendo mudanças no corpo, na voz, no comportamento, e nas relações que o indivíduo mantém com o mundo e com ele mesmo.
O adolescente questiona tudo. Tanto o seu mundo externo como o interno. É o tempo de fazer escolhas. Ele precisa escolher qual faculdade vai cursar, que emprego quer arrumar, que relação amorosa gostaria de ter, que estilo de roupa quer usar para se apresentar ao mundo. Tudo isso cria muitas vezes um grande “nó” em seus sentimentos.
Na minhas opinião estes perfis de pessoalidade que afloram na dolescencia e local mais evidente são as salas de aula das escolas, este local sao evidencias fortes ou mesmo provas de que os arquétipos e o inconsciente coletivo é real. Na minha época de escola já existia e quando voltei as escolas como orientador vocacional os mesmo perfis de estudantes existiam.
A psicologia do desenvolvimento da personalidade na visão da psicologia analítica ocorre em ciclos de 7 anos, neste sentido a fase de adolescência ocorre entre 14 e 21 anos, sendo uma fase de transição da infância para a fase adulta.
Na fase da adolescência já existe no inconsciente em semente ( germe ) os elementos da futura personalidade adulta. Nesta fase não há maturidade da personalidade. Como semente; estes elementos da personalidade adulta pode não se desenvolver e a pessoa se tornar um adulto sem autoconhecimento, um adulto que não conhece a si mesmo.
Arquétipos escolares são os elementos da personalidade que afloram na fase de adolescência e que fica evidente numa sala de aula, quando se junta diferentes personalidade num mesmo espaço.
A etimologia da palavra vocação se refere a um chamado interior, assim descobrir sua vocação está associado buscar ouvir a sua voz interior, neste sentido significa algo mais profundo, olhar para dentro de si e atender o chamado interno da alma.
Os sinais desta vocação pode ser percebido ainda na fase de escola, Carl Jung explica que a finalidade da escola não encher a cabeça dos jovens de conhecimentos técnicos, mas contribuir para que os jovens torne-se consciente de si, descubra a sua paixão, assim o objetivo é os estudantes encontre seu propósito, sua vocação o quanto mais cedo possível.
Assim desde cedo se um estudante pode descobrir a sua vocação se entender a sua personalidade. Por exemplo se o talento d eum jovem for curar pessoas e identificar doenças este por foco e muita pesquisa conseguira encontrar a cura de uma doença considerar incurável e assim salvar milhares de vidas.
Outro exemplo desce cedo um estudante descobre que sua vocação é ensinar e educar as pessoas; então por empregar paixão e foco no seu trabalho certamente encontrara um método para erradicar o analfabetismo numa região ou ainda uma técnica para que crianças com necessidades especiais consiga apreender na mesmo proporção que os demais.
A vocação se manifesta em dupla direção: é o chamado e a resposta a ele, pois atua no plano da alma, nos aspectos inconscientes da psique e no plano da consciência que envolve nossas escolhas profissional.
Do mesmo modo descobrir sua vocação se refere a conhecer a futura persona do jovem ou seja descobrir qual a máscara social representa nossos papéis sociais que o adolescente assumira numa sociedade; que por sua vez representa o seu trabalho.
Carl Jung conceitua de “Persona é mascara posta pelo indivíduo em resposta as conversões e tradições sociais”
Isto é uma mudança radicalmente no paradigma cientifico sobre a orientação vocacional, nesta concepção é saber qual arquétipos sociais temos afinidade e assim buscar vivenciar durante a vida estudantil e profissional.
Assim os arquétipos são os guias de nossa vocação e de nossa personalidade na vida adulta, essa é a principal informação a ser entendida por um estudante, deste modo este conhecimento será necessário para os jovens na escolha de sua primeira profissão e também para adultos que desejam mudar de profissão.
Descubra sua vocação profissional no Teste Vocacional Arquétipos. É Somente quando descobrimos nossa vocação profissional que o nosso trabalho nos traz realização, assim devemos descobrir a nossa paixão pela profissão, o que você gosta de fazer.
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