Quais os desafios da terceira idade? O que é o arquétipo do ancião? O que é qualidade de vida? Como ter um estilo de vida na terceira idade? Veja agora neste artigo.
No mundo o percentual da população global de idosos chegou a 1 bilhão de indivíduos com 60 anos e mais de idade em 2018 e nos dias atuais já representa cerca de 13 % da população total, contudo há países com percentual ainda maior como é caso do Brasil. De acordo com informações do IBGE a porcentagem de idosos no Brasil em 2023 já supera a marca dos 15% da população total.
Estes percentual coloca o país como sendo o 6º colocado com o maior número de idosos no mundo. Este é um dado que nos leva à algumas reflexões, tais como: como será nossa sociedade? como trabalhar com esses idosos? o que eles nos tem a dizer? como a psicologia analítica pode contribuir na compreensão dessa nova fase?
Na visão de Car Jung a vida humana evolui em ciclos de setes anos e de forma didática pode ser dividida em 3 grandes períodos: da infância à puberdade ( 0 aos 21 anos ) como o nascer do sol, a fase adulta ( 21 aos 62 anos ) como o sol do meio dia e a velhice ou terceira idade dos 63 anos em diante representando o pôr do sol.
Nesta comparação das fases da vida com as fases do sol durante o dia é um recurso simbólico e bastante didático pois alma humana em essência acaba sendo a pequena esfera de luz que brilha, mas que esta aprisionada ao corpo biológico.
O envelhecimento do corpo biológico é um processo gradativo que engloba fases de aprendizagem, crescimento e amadurecimento, contudo, com o avanço do tempo pode resultar em perdas físicas, cognitivas e de relacionamentos.
As mudanças biológicas torna-se visíveis no rosto e no corpo, as perdas cognitivas pode envolver memoria, raciocínio e até demências; nos relacionamentos pode acontece perdas de parentes próximos e fim de relacionamentos diversos.
A velhice também é uma fase de ganhos e qualidade de vida, neste fase há um grande numero de experiência de vida e desafios superados que traz uma fonte de grande sabedoria, nesta fase a pessoas já é mais seletiva, sabe o que faz sentido, tem certo discernimento sobre o mundo a sua volta.
As pessoas que entram na terceira idade pode entrar igualmente na aposentadoria, mas jamais deixa a sua vida inativa, esta deve ser uma fase para reorganizar suas vidas, entender que um novo ciclos estar pela frente e buscar renovar suas energias físicas e intelectuais em torno de propósitos maiores que do a sua propósitos maiores do que a sua própria existência.
Para ter qualidade de vida este deve ver o que não faz mais sentido para estudar, para se relacionar, para trabalhar e começa a criar uma rotina de vida para melhorar sua saúde e se possível contribuir com algo para o mundo deixando algum tipo de legado.
A velhice é uma fase da vida humana, que possui suas singularidades, bem como há em outras fases da vida como infância, adolescência e fase adulta. A este conjunto de elementos específicos e características própria da terceira idade na visão junguiada chama-se os arquétipos do ancião.
A noção do Velho sábio é um tipo equivalente ao ancião, que geralmente representa a pessoa com o conhecimento adquirido ao longo do tempo, as experiências vividas, a sabedoria adquirida, a grande maturidade, muita paciência e grande longevidade.
A noção do preto velho é outro tipo equivalente deste arquétipo que representa o ex escravo cansado de lutas, que superou muitas desafios e que é um testemunho de tempos difíceis e por este motivo é um arquétipo de pessoa com grande sabedoria e com muito a ensinar; não apenas aos seus descendentes de raça negra, mas a toda pessoa aberta aprender pelas experiencias de seus antecessores.
Assim o ancião, o velho sábio e o preto velho são nomes diferente para representar o mesmo arquétipo do inconsciente coletivo, em que ainda nos dias atuais prevalece a dica de ouvir os mais velho pois este pode ajudar a entender os nossos desafios e oferecer orientação de vida, não de forma mística, mas com entendimento filosófico de experiencia de vida.
Na mitologia grega tem o estória de filemon e baucis traz outro elemento comum do arquétipo do ancião que é a hospitalidade, a pessoa na terceira idade geralmente trata as pessoas como gostaria de ser tratado.
Na mitologia embora o casal, de filemon e baucis, fosse bastante humilde a suas generosidades e bondade superava em muito a de seus vizinhos ricos, entre os quais os deuses recompensaram.
Pode definir qualidade de vida como à avaliação geral do bem-estar físico, mental, emocional e social de uma pessoa. Reflete o nível de satisfação e felicidade que alguém experimenta em diversos aspectos de sua vida, neste sentido o qualidade de vida e o resultado do estilo de vida que a pessoa têm.
Neste sentido é fundamental para uma pessoa que entra na terceira idade ter um estilo de vida ativo, este deve entender o elementos fundamentais de uma vida saudável. Saiba mais no ebook Estilos de Vida Saudáveis.
Você não pode copiar conteúdo desta página