AS PROFISSÕES DO FUTURO

A PROFISSÃO DO FUTURO

Quais as profissões do futuro? Quais empregos ainda existirão daqui a 20 anos? Você já deve ter ouvido falar diversas coisas sobre este tema. Já deve ter ouvido dezenas de vídeos e ou mesmo lido diversos artigos na internet sobre quais seriam as profissões do futuro. Veja agora uma explicação nunca feita antes. 

Vivemos a era das maquinas e no período de quarta revolução industrial/tecnológica e logo entraremos para a quinta revolução tecnológica, veremos tecnólogas nunca vistas antes.

É comum sempre que a avanços tecnológicos e preocupação em saber quais as profissões do futuro, falar também em crises no mercado de trabalho, os robôs vai acabar com trabalho, o fim do emprego, desemprego tecnológico etc.

O CHOQUE DO FUTURO

A preocupação é bastante oportuna, pois o nosso futuro profissional da maioria da pessoas está em jogo. Saber escolher a profissão certa; evita perder tempo e dinheiro, além de ser o primeiro passo para o seu sucesso profissional.

Neste mesmo e com a mesma preocupação o autor Alvin Toffler  escreveu o livro “ O choque do futuro” livro no qual o escritor defende a tese que as a sociedade está passando por uma enorme mudança estrutural, mas será a estrutura real das sociedades está sendo alterada?

O choque do futuro seria uma desorientação psicológica trazida pela sua chegada do futuro de forma prematura. E quando o assunto é o futuro profissional é que o insegurança aumenta.

Vamos aos fatos. Como a inovação é constante a cada dia amanhecemos um pouco mais ignorantes e com a necessidade de se atualiza na sua área. 

É fato que em cada época histórica as sociedades passam por revoluções diversas: políticas, econômicas, socais, urbanas e tecnológicas que afeta drasticamente a vida cotidiana das pessoas e suas atividades.

É fato que que grande parte crianças que agora estão na educação básica irão trabalhar em ocupações e profissões que ainda não existem, isto devido aos avanços tecnológicos.

É fato que a robotização e automação certamente irá extinguir profissões e fazer surgir novas, sempre foi assim e sempre será.

É fato que na época atual tudo está mais rápida, o tempo está acelerado, as atividades está em um o ritmo acelerado, existe um aceleração contemporânea em curso.

É fato que as mudanças são constante,  as pessoas são a cada dia impactadas com uma sobrecarga de informações e uma impressão de implosão das necessidades, isto acaba levando as pessoas a  “stress e desorientação” em diversas áreas de sua vida, sendo estes problemas resultado do choque do futuro.

É fato que todas as profissionais terão que ter familiaridade com tecnologias, habilidades técnicas não serão suficientes, pode falar em competências tecnológicas  ou seja saber operar maquinas, softwares, redes computadores, saber sobre cibersegurança, acessar dados em nuvem, redes sociais etc.

O que vou explicar agora buscar reduzir este MEDO DO FUTURO que assombra a cabeça dos jovens e adultos. Vou mostra algo que está no inconsciente coletivo da humanidade em todas as épocas.

Uma frase bastante oportuna sobre a preocupação com o futuro foi dita Alvin Toffler, veja  “Além de história, escolas deveriam ensinar futuro” . Mesmo dita por um dos mais respeitado pensadores na atualidade vou ousar completar esta frases.

“As escolas deveriam ensinar sobre o passado, o presento e o futuro” . Isso nos leva uma segunda pergunta. Mas qual elemento sempre esteve presente no passado, presente e estará no futuro?

As profissões em sua estrutura nunca estará em crise, talvez a forma emprego assalariado sim, são consequências das revoluções econômicas e tecnológicas levou extinção de várias profissões e o surgimento de outras sempre foi assim.

ÁREAS DE INTERESSE PROFISSIONAL

Contudo, não precisa de pânico quanto ao futuro das profissões, uma coisa é certa, existem doze áreas de atividades comum em todas estes avanços tecnológicos, nós e as futuras gerações  irão trabalhar numa destas doze áreas; sempre foi assim e sempre será.

Existem certas atividade humanas semelhantes em todos os tempos; já foi dito que a história se repete, mas não da mesma forma, porem a estrutura é a mesma Isto ocorre porque?

áreas-interesse-profissional

Todas as áreas das atividades humanas são arquetípicas, são modelos de funções que se repetem ao logo da história. Arquétipos são padrões de personalidades que vinculam a padrões de atividades oriundo do inconsciente coletivo.

O resultado é que a psicologia dos arquétipos sócias ou das 12 personas resultou na pratica como um verdadeiro catalogo de todas as atividades humanas em 12 áreas de interesse profissional. Fantástico!

Deste modo não há como deixar de existir certas atividades como: produção de alimentos, construção cível, meios de transporte, ensino básico, tratamento de saúde e doenças, produção de lazer, apresentação artista , fazer humor para pessoas, atividade política, pratica de esportes, oferecer segurança, cuidar do meio ambiente, ajudar voluntaria , moda e beleza, saber vender, empreender negócios  etc.

Deste modo este catálogo são as doze áreas principais da atividade humana, pode acontecer um diluvio global que os sobreviventes deste diluvio irão organizar suas sociedades com base nestas mesmas doze áreas.

As 12 personas definem as doze principais áreas de atuação ser humano, servem como elemento identificador de sua função dentro da sociedade no qual você está inserido, local onde todos as profissões do mundo estão organizadas.

Se você leitor entendeu o que explicado neste artigo e tem interesse em identificar a sua vocação com base na psicologia dos arquétipos veja o livro ARQUÉTIPOS E PROFISSÕES.

Neste você irá encontra um teste vocacional com imagens e detalhes sobre cada áreas de interesse profissional.

 

3 thoughts on “AS PROFISSÕES DO FUTURO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *