Como descobrir minha vocação?

Como descobrir minha vocação?

Qual a nossa identidade social? Como saber o meu propósito de vida? Qual a minha finalidade na vida? Para que eu sirvo? Qual caminho devo seguir na vida profissional? A resposta a estas perguntas está no meio social em que você convive ou na sua vocação interior?

Vejo neste artigo a qual a principal característica que nos define como indivíduo. O que será  explicado se entendido será uma mudança de paradigma, uma semente plantada que se for assimilado e compartilhado trará bons furtos na vida profissional de toda as pessoas.

Embora seja de forma bastante sutil e aparentemente com pouco importância, o conhecimento real de nossa vocação tem implicações tremendas por toda a vida; pois o  trabalhado que exercemos leva o maior tempo de nossas vidas e também todo trabalho físico e esforço mental que não estiver em sintonia com sua vocação será enfadonho, estressante e cansativo.

Inicialmente cabe saber que a resposta sobre o que é nossa vocação nos leva a distinção entre a cultura de uma pessoa, o meio social, e o arquétipo pessoal, a persona, o seu talento.

Como descobrir minha vocação

Vocação Profissional

Saber o seu arquétipo pessoal se refere a entender qual a sua persona; isso mesmo este termo criado pela psicologia analítica, a persona é usado pelo setor de marketing para identifica o perfil dos consumidores e você verá agora que também serve para identificar a sua vocação profissional. Uma vez descoberta sua persona você entenderá qual das doze áreas de atividade profissional irá trabalhar.

Descobrir a vocação significa atende o chamado da alma e a sua finalidade na vida; por sua vez  a cultura representa uma herança oriundo do meio social, como língua, crenças, costumes, etnia e valores.

Para saber qual sua vocação você irá trabalhar antes você deve olhar para dentro de si, e fazer a seguinte pergunta: Quem sou eu? Esta resposta chagara entender duas coisas: qual arquétipo pessoal você está vivenciando e qual o seu propósito de vida. Isso revela o aspecto principal da vida das pessoas.

A vocação se manifesta em dupla direção: é o chamado e a resposta a ele, e visto com o chamado da alma, a voz interna que nos guia pela intuição. Assim atua no plano da alma, nos aspectos inconscientes da psique e no plano da consciência que envolve nossas escolhas e predisposição a comportamentos específicos, para escolha da profissão.

Minha Finalidade

Após saber qual sua persona você deve fazer uma relação com sua profissão, assim você deve entender qual a sua finalidade numa sociedade, para que você serve. O que você gosta de fazer e faz bem feito.  Não adianta tentar responder em outro sentido que será pura perda de tempo.

Descobrir a sua vocação no sentido de finalidade significa saber em que você será útil par a sociedade para que você serve, significa saber o que você está fazendo aqui neste mundo, assim finalidade se vincula a propósito de vida.

Vou dar exemplo de um objeto comum como o celular, defini-lo como um objeto portátil e elétrico, do que é feito seus componentes: tela vidro, corpo de plástico, uma bateria recarregável, processador e memorias feito de silício. Também podemos dizer qual o pais de fabricação ou de origem, o nome da marca se é Nokia, Motorola e Samsung; ou ainda saber qual a cor do celular se é preto, azul ou branco.

Tudo isso descrito acima não terá nenhuma importância se você não souber para que serve o celular. Fazer e receber ligação, além de acessar a internet. Logo o que melhor define um objeto como celular é saber sua finalidade, saber para que serve ou qual a sua utilidade.

Tudo tem sua finalidade, do mesmo modo todos nós também devemos ter uma finalidade. Todo ser possui uma finalidade, tudo que foi criado e ou existe tem uma finalidade, seja os seres na natureza ou seja os objetos criados pelos seres humanos tem alguma utilidade.

Minha Identidade Social

Deste modo responder a pergunta Quem sou eu? No sentido de querer saber as características descritivas e externas das pessoas se vincula ao aspecto cultural, logo este aspecto será algo desnecessário para fins orientação vocacional e profissional.

Entender as pessoas no sentido de conhecer a sua identidade cultural se refere a explicar: a identidade nacional, étnica e regional; saber que se você é branco, brasileiro, estrangeiro, mestiço, negro, índio, nordestino, sulista, sertanejo, caboclo, caipira, isso tudo não tem importância nenhuma sobre a sua vida social.

Muito menos saber Identidade sexual, saber o seu gênero sexual e sobre sua vida intima não tem a menor importância sobre qual papel social você irá exercer numa profissão, saber disto não traz nenhum benefício para a sociedade.

Assim as nossas raízes não é cultural, o cultural é o meio social que vivemos, é superficialidade dos fenômenos sociais, as nossas raízes é espiritual, logo a verdadeira crise de identidade das pessoas está em buscar saber quem somos em essência, é saber a nossa vocação, que se externa em nossa missão de vida,  que se refere a saber a nossa profissão.

Enquanto a cultura de uma pessoa se fere ao que é secundário, algo pouco importância pratica, mas que visto como algo que deve ser valorizado e fundamental nas escolas e universidades. Já o sentido principal está em descobri a sua vocação, e então vivenciar essa vocação; essa é a nossa identidade ontológica, é o elemento principal na vida de uma pessoa.

Desta forma descobrir nossa cultura nos limita no lugar e no tempo e por outro lado entender o nosso arquétipo social nos libertar, pois é um significado que além da dimensão física da realidade, sendo algo profundo que dar sentido a nossa existência social.

Orientação vocacional e profissional

Deste modo saber sua vocação é a informação mais importante na sua vida, pois antes de escolher uma faculdade, antes de procurar um emprego, antes de prestar um concurso público e antes de empreender você deve saber a sua  vocação.

Sabe sua vocação é saber dirigir sua vida, é saber a  sua profissão ideal, pois o seu trabalho profissional será a maneira como você será lembrado por todos, será como você deixará o seu legado numa vida; é o que você pretende deixar par a o mundo. Descubra sua vocação profissional em três passos com o livro Arquétipos e Profissões.

Arquétipos e Profissões
Diga-nos o que achou?