Arquétipos - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

Arquétipos

Arquétipos

O que são Arquétipos? 

Você sabe o que são os arquétipos? O que é o Plano Metafísico? Você sabia que a natureza do ser humano? O que é a psicologia da nova era? Você já ouviu a ciência explica  a alma? Veja agora como a ciência e os estudiosos do tema explica os arquétipos.

O tema sobre os arquétipos não é uma descoberta cientifica, o conhecimento sobre os arquétipos é poderoso e antigo, por isso foi ocultado da humanidade. Este é um conceito vasto e abrange várias áreas do conhecimento como: filosofia, biologia, psicologia, mitologia, metafisica entre outros. Neste artigo busca-se dar a visão da ciência sobre os arquétipos, mais precisamente da física quântica.

Este aprendizado é necessário para o autoconhecimento do ser humano e para a sua evolução, para que o Homem caminhe rumo à sua evolução em todas as áreas, ou seja, na direção de sua mais perfeita lapidação em todas as áreas de sua vida..

O Materialismo Cientifico 

Com advento do pensamento materialista nas sociedades e dentro das ciências a existência de alma foi literalmente morta, são se ouve falar em alma e ou espirito no meio social e não se estuda a alma dentro das ciências por razões filosóficas.

Neste sentido o paradigma vigente na maioria das áreas cientificas é que o cérebro é que determina a psique ou seja a vida mental é função do cérebro. Isto está impregnado na mente das pessoas que apenas uma nova geração de pessoas e uma nova geração de cientistas pode mudar. Estudar Arquétipos será um dos elementos da psicologia da nova era, a era de aquário.

Acredito que a maior mudança de paradigma na nova era e o maior achado cientifico será encontrar novamente a alma esquecida dentro do ser humano e do plano metafísico acima do plano material. Por isto acontece se exige expansão de consciência.

O Reino Metafísico

Os arquétipos têm existência no plano metafisico, os arquétipos servem de base para organização e estruturação dos reinos da natureza, pode-se afirmar até que os arquétipos são um reino a parte, o reino metafísico.

Arquétipos são as primeiras emanações do universo, visão quântica seria as primeiras consciências gerados após o big bem ou grande explosão, após o universo foi expandido e replicado a partir de modelos primordiais.

Nesta concepção esses modelos mentais primitivos são os arquétipos, tudo posto na ;superfície foi idealizado previamente, tudo tem natureza arquetípica.

No nosso planeta os arquétipos estão presente de forma sutil na estruturação dos quatro reinos da natureza, de acordo com os níveis de consciência: no reino mineral estão na gênese da criação dos dos minerais e das pedras e metais preciosos. No reino vegetal estão na organização dos vegetais, nas flores, nos frutos e as grandes arvores.

No reino animal os arquétipos estão na estruturação e gênese das  principais famílias, espécies e raças de animais.  No reino hominal ( reino do ser humano) os arquétipos estão presente na definição dos padrões de personalidade das pessoas, seja na vida profissional, sendo a matris das profissões, ou mesmo na vida intima como gênese dos arquétipos masculinos e arquétipos femininos.

Os Arquétipos 

Os arquétipos são os projetos iniciais de uma consciência cósmica, os arquétipos são as projeções da arvore da vida, que representa a própria criação e suas ramificações.

Os arquetípicos são modelos perfeitos de todos os seres e assim quanto mais próximos dos arquétipos, mais poderosos seremos e mais nos  aproximamos do nosso arquétipo. A alma humana de forma direta ou indireta esta sendo influenciada pelos arquétipos, isto de forma inconsciente, por isto se tem a necessidade de estudar os arquétipos para o nosso autoconhecimento.

Vários estudioso como filosofo Platão, o biólogo Richard Owen, o psicólogo Carl Jung, cientista Rupert Sheldrake, o mitólogo Josef Campbell tentaram divulgar a sabedoria dos arquétipos para o mundo mas foram ignorados pela ciência oficial, contudo no século XXI, o verdadeiro poder existente nos arquétipos está sendo revelado.

Explicação sobre a existência dos arquétipos pode ver vistos por vários especialistas ao longo dos séculos. O pioneiros neste planeta a compreender o noção do venha a ser os arquétipos foi Platão.

 

Platão lança a tese que vivemos em dois mundo: O mundo das ideias e mundo material, o mundo das ideias são os projetos iniciais de tudo que há.

E o mundo material que habitamos, este mundo é uma cópia do mundo das ideias.  Tudo que existe foi idealizado mentalmente, essas ideias iniciais são os arquétipos.

No século no início do XIX com o biólogo naturalista britânico Richard Owen, antes mesmos da teoria evolucionista de Charles Darwin, defendia a tese que padrões imutáveis em todos os seres vivos.

Owen defende que esses padrões são modelos divinos de criação, logo  todos os seres vivos são criados segundo um molde feito por Deus. Isso não se confunde com a reprodução das especies que é biológica.

No século XIX o Psicólogo suíço Carl Jung estudos e documentou em vários livros o lado psicológico dos arquétipos, este cientista defende a tese da existência de um inconsciente coletivo, em que os conteúdos desta inconsciente universal são arquétipos.

Na pique das pessoas os arquétipos são às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios do ser humano e pode atuar como fonte primordial para o amadurecimento da mente.

Logo estes são os modelos de personalidade comum em todas as pessoas, estes padrões são modelos oriundo do inconsciente coletivo de nossos antepassados e presente nos dias atuais.

O mitólogo norte americano Josef Campbell por sua vez defende a ideia inovadora de que todas as situações de vida das pessoas são também arquetípicas,

Este estudioso ver os mitos das civilizações antigas como como narrativas simbólicas de situações reais da vida, oriundo do inconsciente coletivo, desta maneira mitos são arquétipos.

A tese mais atual sobre os arquétipos é defendida pelo inglês Rupert Sheldrake, este cientista afirma que todo sistema ou organismo possui um campo morfogênetico, portador de energia e informação que gera caraterísticas físicas e de comportamento comum em toda uma espécie.

O Escritor e pesquisador brasileiro Hélio Couto é um grande divulgador e estudioso dos arquétipos no Brasil e América latina, entre suas tese esta o conceito de consciências arquetípicas , no qual este defende ser possível que toda informação de um arquétipo pode ser transferida para qualquer pessoa por meio da ondas eletromagnéticas.

Hélio Couto explica também que existem arquétipos positivos e arquétipos negativos, essa distinção ocorre devido dos resultados pratica na vida das pessoas, como os arquétipos  são energias vivas essa influencia pode ser positiva ou negativa.

Arquétipos e Campos Mórficos 

Também foi deduzido por Sheldrake que o faz um embrião de uma planta ou de um animal se torne uma determinada espécie é a informação contida no seu campo morfogênico.

Os campos mórficos é o que vão fazer que os átomos de organizem em diversas escalas para originar moléculas, células, órgãos, organismos de diversas formas e diversos tamanhos. Os  “campos mórfogenéticos” são estruturas invisíveis aos olhos humanos e se estendem no espaço-tempo moldando a forma fisiológica e o comportamento de todos os sistemas vivos do mundo material.

Arquétipos são padrões quânticos que dão forma aos campos morfogenéticos, os arquétipos existem no plano metafisico e agem sobre a matéria impondo padrões, os campos mórficos levam informações, não energia.

Pelo o que foi explicado acima pode deduzir que arquétipos não é achismo, não é esoterismo, não é ideologia, não é filosofia, não é doutrina, não é hipótese cientifica. Arquétipos é como o nosso planeta e a humanidade está organizado.Os arquétipos na prática

O estudo cientifico dos arquétipos no brasil e mundo ainda é algo novo. O tema dos arquétipos aqui no brasil é bastante falado e abordado nas redes sociais, mas ainda ausente nas escolas e no cotidiano das pessoas.

Nas universidades, sobretudo a psicologia não se estuda o assunto de forma ampla não ver o tema em todas as suas implicações nas atividades humanas,  deste modo buscando suprir está lacuna este o curso avançado dos arquétipos irá revela algo extremamente novo, o que de mais avançado em termos de conhecimento sobre o tema dos arquétipos. 

Related Posts

By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página