Prevenção de Vícios - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

Prevenção de Vícios

Prevenção de Vícios

PREVENÇÃO EM VÍCIOS

O que são vícios? Como prevenir os vícios? Quais as suas causas? O que é o efeito zumbi? Como superar os vícios? Neste artigo você vai entender os vícios sob a ótica da psicologia analítica.

Os vícios é um conceito amplo, que envolve múltiplas causas e múltiplos estados e comportamentos. Vício é um termo que tem origem do latin “vitium”, que significa “falha” ou “defeito”  ,assim  é todo hábito defeituosos, na pratica se refere ao conjuntos comportamento constante ou um mal habito em que o indivíduo encontra prazer ou alivio temporário, que pode gerar dependência psicológica e física.

Os efeitos de muitas drogas acabam tendo como alvo os centros do cérebro relacionados ao prazer e a motivação. Elas estimulam essas sensações, sendo responsáveis pelo desenvolvimento do que chamamos de “dependência psicológica”, definida por uma busca incessante por sensações prazerosas.

O que a compulsão por comida, o consumo de drogas e a mania por redes socais tem em comum? Se observamos de forma material são coisas muito diferentes, mas do ponto de vista psicológico são elementos que se enquadram perfeitamente no conceito de vicio.

Assim os podem ser de três tipos: os vícios vinculado ao ego, vícios comportamentais e vícios químicos ( por meio de substancias entorpecentes).

Compulsão, por sua vez, se refere ao desejo incontrolado por uma substancia ou um prazer. A compulsão exista quando o Ego domina a mente da pessoa. O ego mantem o viciado escravizado pelo objeto ou comportamento, que outrora pode ter sido de prazer, mas agora torna-se imperativo , e a sua ausência a sua abstinência.

Significa dizer que um viciado  perde de controle da razão, e que o seu  egoísmo,  que o seu lado animal esta prevalecendo sobre a lado racional, os instintos e as más emoções estão no controle da pessoas.

O vício e compulsão tem outro aliado no inconsciente, que são as sombras psicológica. Sob a ótica da psicologia analítica, quando as sombras assumir o controle da vida da pessoa, aqui não um simples atos falhos,  ou o efeito sombra, algo que vez e se  arrepende, aqui é sombra assume o controle total do cérebro por vicio do e a pessoa a passa a ter comportamentos autodestruitivos.

vícios-e-compulsões

O QUE CAUSA OS VÍCIOS?

A psicologia analítica entende que as causas para qualquer vício tem determinação psicossocial, ou seja psicológica e ou social.

Por mais que seja estranho, esta viciado é um estado confortável que a maioria das pessoas preferem manter o vício em segredo, seja porque não tem consciência dos malefícios ou  prefere manter porque lhe prazeroso.

Assim as causas são diversas: poder ser Trauma emocional? que gerou numa sombra psicológica? Pode ser um dor emocional forte. O vicio preenche um vazio de algum desejo reprimido, mesmo pode esta relacionado a traumas  e a sensação de fracasso.

Assim se formos investigar  as origens do problema, pode dizer que cada caso é um caso, cada pessoa deve ter suas causas particular, já que há múltiplas causas.

Grande parte das pessoas que possuem vícios tendem a buscá-los como um mecanismo de fuga da própria realidade, evitando entrar em contato com sentimentos difíceis, dolorosos ou desagradáveis.

Existem diversos motivadores de aquisição de vícios como: necessidade de suprir vazio emocional, baixa autoestima, insegurança, busca de status e/ou aceitação, dificuldade de lidar com desafios etc.

Essa dependência emocional é atrelada ao que o indivíduo sente quando consome a fonte de seu vício. Por exemplo Alguns alegam sentir-se mais confiantes, interessantes e sociáveis quando em contato com o álcool e drogas por exemplo.

O EFEITO ZUMBI

Vimos que a  sombra passa a comandar a vida das pessoa por meio de um vicio  e neste momento que surgi o famoso efeito zumbi, ou arquétipo do zumbi, pois esta é uma dinâmica arquetípica comum em todas as épocas e em todos os lugares, o efeito zumbi está no inconsciente coletivo.

Poucos pessoas sabem da real gênese do termo zumbi, a grande maioria ver o termo como uma ficção dos cinemas que é representado em filmes. Nos filmes do cinema é comum vermos a figura de zumbis como seres parecidos com mortos vivos, pessoas mortas e desenterradas que vivem numa fúria por morder humanos normais.

 A gênese do termo zumbi vem rituais antigos da África no qual uma pessoa era transformada em um zumbi injetando-se substâncias em sua corrente sanguínea. Estas drogas provocava uma pessoa viva num estado simular a uma morte clínica, sendo desenterrada em menos de 8 horas.  Neste momento é inserida uma segunda droga, um espécie de espírito maligno começa a comandar a pessoa, esta fica em um estado de confusão mental, desconexão com a realidade, destroem as memórias recentes e a percepção temporal.

Assim o termo zumbi pode parecer forte mas se encaixa com perfeição a pessoa com vicio. Pode se dizer que vicio, contaminação e contagio são termos equivalentes.

Toda pessoa já zumbificada fica em estado similar aos viciados em estado agudo; conhecido na psicologia dos vícios como o estado de “efeito zumbi” . O Efeito zumbi neste sentido se refere ao estado de hipnose vivida por um viciado, seja em qualquer vicio na faze grave ou aguda.

Esta viciado neste sentido é esta super estimulado por coisas fúteis, por maus hábitos que não vai agrega nada em sua vida; que no cérebro vai gerar excesso de dopamina e desregular o seu equilíbrio, com isto prazeres comuns do cotidiano e tarefas importantes da vida vão sendo deixado de lado.

Esta é a nova geração, esta já teve nomes como “ geração coca cola”, “geração plugada”, “ geração consumista” “geração manda nudes” , “ geração Z “, “síndrome de trumam” geração fast food” “ geração virtual” “ geração zumbi” entre outras definições que buscam conceituam uma geração de pessoas que buscam prazer de forma errada ou nos lugares errados.

COMO SUPERAR OS VÍCIOS?

Superar os vícios não é um processo fácil, vai exigir da pessoa uma tomada de decisão, vai lhe exigir muita força de vontade, vai lhe exigir auto responsabilidade.

Como vimos o vício pode ser vinculado a necessidade criadas pela mídia que induze as pessoas ao desejo de prazeres de vícios. Assim a não realização desejos criados pode leva a pessoa a ter um vicio

Na época atual há uma hiper estimulação pro prazeres artificiais, prazeres imediatos, prazeres que não são necessidades, que causam uma dor posterior. Aqui vale fazer uma Diferença necessidade e desejo.

As necessidades foram bem descritas pelo psicólogo Maslow , nas sua famosa pirâmide das necessidades: sono, comida, bebida, abrigo, segurança, sexo, relacionamentos e auto realização, espiritualidade etc.

Por outro lado o desejo são criados pelo mídia, pela matrix, pela indústria de vicio e pela tráfico de drogas ilícitas; são exemplo: por exemplo são a s bebidas alcoólicas, os cigarros, as comidas rápidas, os refrigerantes, a pornografia, o vício em redes sociais, estes vícios  foram inseridas na mentes das pessoas.

PREVENÇÃO EM VÍCIOS

A prevenção a vícios se refere a um conjunto de esforços, da família, escola, outras instituições e de autocontrole emocional do indivíduo, que visa evitar a dependência de uso de drogas e ou o habito de vícios comportamentais. Hoje sabe-se que o poder de difusão dos vícios é gigantesco e que a questão de se prevenir não é mais evitar a droga ou vicio chegue aos jovens, pois é inevitável.

Neste sentido o melhor forma de se combater os vícios é a prevenção, O projeto arquétipos lança um novo método de prevenção em vícios de comportamento e vícios em drogas com base em dois princípios: o conhecimento sobre os malefícios dos vícios e a adoção de um novo estilo de vida. Saiba mais no E-book Vícios e Estilo de Vída.

Related Posts

By Berg Fausto

Berg Fausto é Escritor, Orientador Vocacional e Expert em Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página