Arquétipos-de-Marcas

Arquétipos de Marca

O que são os Arquétipos de Marcas? Qual relação entre arquétipos e Marcas ? Qual a relação entre arquétipos e marketing? Qual relação entre arquétipos e Imagens? Veja agora neste artigo!

Arquétipos são perfis de personalidade oriundo do inconsciente coletivo. Cada arquétipo será associado com seu significado simbólico, a personalidade e gostos que representa a forma como o inconsciente processa estados emocionais e valores nas pessoas que os visualizam.

As imagens associados a estes arquétipos são recursos visuais usados para atingir o subconsciente das pessoas e faze-los agir de acordo com o estímulos especifico. No grande mercado de marketing o uso de imagens de arquétipos de personalidade dos consumidores sempre está presente na criação das publicidades das grandes marcas.

As marcas sabem estimular os diversas tipos de publico alvo ou perfil de personalidade de consumidores para induzir o consumidores e usuários a comprar serviços e produtos das grandes marcas. .

O significado dos arquétipos revela o modo como o subconsciente assimila as imagens ao visualizarmos algo ou alguém; de forma automática a imagem é captada pela nossa mente inconsciente através de nossa visão periférica; criando uma conexão olho-mente.

Qualquer imagem em fração de segundos o nosso subconsciente a escanea, e a informação do arquétipo é captada sem o uso da mente racional, pois os símbolos são a linguagem do subconsciente. É preciso se opor à crença de que somente assimilamos algo por meio de palavras, pois é exatamente o contrário as imagens comunicam mais do que palavras.

Toda pessoa quando exposta a uma determinadas imagens  arquetípica há uma reação fisiológica, que tem origem no inconsciente. Atualmente existem tecnologias e exames que demonstram que uma pessoa quando mantém o contato visual com símbolos arquetípicos, está gera no cérebro uma produção dos neurotransmissores, são exemplos: endorfina, dopamina, oxitocina e serotonina.

12-arquetipos

Logomarcas com Arquétipos

Sabendo deste conhecimento grandes marcas usam símbolos dos arquétipos para lhe proporcionar identidade visual e personalidade as grandes marcas. Arquétipos de Marcas servem para servi de base para criação de logo marcas.

A marca do produto deve se conectar com a essência da ALMA DO CONSUMIDOR. Mas afinal, para representar uma empresa ou uma marca, quais são as características que uma logomarca precisa ter para transmitir a mensagem adequada?

Você antes de criar sua logo deve perguntar: Qual a identidade visual mais adequada a marca? É neste momento que entra o conhecimento sobre os arquétipos pode fazer toda a diferença para o sucesso da nova empresa.

A maioria dos novos empreendimentos envolver a criação de logomarcas, para dar originalidade ao seu produto/serviço perante o mercado e para mostrar a sua identificação perante seus futuros clientes, seja consumidores ou usuários de serviços.

neuroassociação

Branding com Arquétipos

As  imagens dos Arquétipos são imagens-estímulos que visam uma interação entre o inconsciente e o consciente, criando uma neuroassociação da imagem com um estado emocional. O Processo de Branding para criar marcas de alto valor usam arquétipos em suas imagens pois são imagens atinge as emoções das pessoas.

Este fenômeno é criação de uma associação no cérebro de um evento externo (símbolo, pessoas, marca etc.) a um estado emocional ou a sentimento nas pessoas, este conhecimento é usado para diversos fins, abaixo vou citar alguns.

Quando uma pessoa está com um estado emocional positivo como: bons os pensamentos, boas emoções e sensações de alegria é sinal que há produção de neurotransmissores no cérebro, ficando sensível a realizar compras.

É útil porque cumpri várias necessidades práticas: serve como fonte de consulta para quem trabalha com marketing, publicidade, postagens na internet, com decoração de ambientes, na produção e edição de vídeos, na criação de logomarcas,  na sua autoimagem pessoal entre outras possibilidades

O Poder das Imagens 

Na internet a atual propagação de usuários de redes sociais em todo o mundo se deve em grande parte a visualização e compartilhamento de imagens arquetípicas, as redes sócias as pessoas se encontram por afinidade visual.

Assim existe  vínculos afetivos em todas as imagens postadas, curtidas e compartilhadas, logo o segredo das redes sociais em grande parte se deve aos símbolos dos arquétipos.

Este laço afetivo é resultado de uma energia psíquica vinculado pela afinidade de um estimulo a uma imagem mental. Por detrás de todo símbolo e imagem,

A máxima que imagem vale mais que mil palavras vale para todo mundo, pois uma imagem é chamativa porque se vincula com nosso subconsciente, e é no subconsciente que se encontra a nossa persona.

Assim antes de entender o significado das imagens dos arquétipos e seus efeitos e necessário entender a quem se destina está imagem; pois não adianta oferecer carne a um vegetariano; ou mesmo oferecer cursos para quem não gosta de estudar.

Logo as imagens de arquetípicas são estímulos extremamente fortes e eficazes por gerar emoções e causar impacto significativo nos nossos pensamentos, sentimentos e ações.

Você que vai empreender e precisa criar um marca com identidade visual e personalidade adquira o E-book Arquétipos para Vendas.

Você não pode copiar conteúdo desta página