ARQUÉTIPOS E MITOLOGIA - Projeto Arquétipos
Blog Arquétipos

ARQUÉTIPOS E MITOLOGIA

ARQUÉTIPOS E MITOLOGIA

ARQUÉTIPOS E MITOLOGIA

O que são Mitos? Qual a relação entre arquétipos e mitologia? Qual a relação entre destino e decisões? Qual a importância de se entender os mitos par a nossa vida real? Será que as situações de vida que vivenciamos hoje são as mesmas dos nossos antepassados? Veja agora neste artigo a verdadeira função das estórias mitológicas da antiguidade.

Como ciência a Mitologia é um ramo do saber humano que busca estudar e interpretar os mitos e estórias das diversas civilizações antigas: atualmente com a mudança de paradigma em relação ao significado dos mitos.

Inicialmente cabe explicar o que mito não é. Mitologia não se confunde com religião, com filosofia e nem com histórias falsas. Religiões se vinculam a dogmas, igrejas e livros sagrados; a Filosofia se vincula a linhas de pensamento, a epistemologia, a lógica e a moral e o senso comum ver os mitos como estórias mentirosas e sem sentido.

Interpretar os deuses e deusas da mitologia grega por exemplo, como entidades religiosas a serem cultuados por ignorância dos povos antiguidade é um equívoco, igualmente interpretar as estórias mitológicas como narrativas fantasiosas sem vínculo com a realizada não coincide com a sua verdadeira função original.

mitologia-arquétipos

AS SITUAÇÕES DE VIDA

O rei Salomão já dizia que “não há nada de novo debaixo do sol” , isto é uma verdade porque todas as situações de vida coletiva são as mesmas em todas as épocas; contudo estas dinâmicas arquetípicas podem ser positivas ou negativas a depender de nossa decisões.

Como pode os dilemas e as situações de vida do ser humano na antiguidade ser as mesmas do homem moderno? A resposta é que estas vivencias comuns são situações arquetípicas. Arquétipos neste sentido são modelos de situações de vida que se repetem para todas as pessoas. São experiências de vida típicas, que se comportam como tendências à reproduzir as mesmas vivencias.

Entender todas as situações da vida como arquétipos é de difícil assimilação, mas é mais pura verdade. Na vida pessoal, isto pode ser visto em filmes, novelas, seriados ou mesmo músicas; todos abordam os mesmas temas velho conhecido de todos, pois são modelos de acontecimentos criados para proporcionar experiências de vida; logo são modelos do inconsciente coletivo.

É difícil descrever todas as situações de vidas possíveis da humanidade, na vida moderna alguns situações de vida pessoais são bem nítidas como: ser apaixonar, o casamento, ser mãe, ser pai, separação efetiva, decepção amorosa, traições, conflitos, fazer faculdade, perda dos pais, novo trabalho, busca por sobrevivência, desemprego, mora em outra cidade, escolher uma profissão, morar sozinho, morte de amigos, criar um negócio entre outras.

Assim veremos neste post que as principais situações de vida são arquetípicas e podem se revelar nos mitos, nos arcanos do tarot, nos sonhos e nas sincronicidades criadas pela mente.  

MITOS: A MATRIZ DAS SITUAÇÕES DE VIDA

a mitologia é a canção do universo – música que nós dançamos mesmo quando não somos capazes de reconhecer a melodia” Joseph Campbell

Situações de vida são as experiências de vida comum  a todas as pessoas em todas as épocas e em todoas os lugares.  Os  Mitos são narrativas simbólicas de situações reais da vida, oriundo do inconsciente coletivo, vindo de repetições de experiências passadas e documentadas para gerações futuras; desta maneira mitos são situações arquétipicas.

Nesta nova era, a mitologia se tornou uma área do conhecimento independe. Os mitos terão que ser revistos, pois estes revelam os principais acontecimentos da vida pessoal, as personalidades das pessoas, a origens das coisas, as virtudes do homem por meio de estórias e personagens, cujas temáticas são atemporais.

A mitologia atual, como a mitologia analítica e a mitologia criativa, buscar estudar as estórias miológicas buscando extrair os ensinamentos para a vida prática das pessoas. Deste modo  mitologia têm função educativa.

Nesta ótica então qual a verdadeira função dos mitos? É levar as pessoas ao seu autoconhecimento e ao conhecimento de suas diversas fases da vida, ensinar-nos sobre o nosso papel diante das situações da vida e então apontar a melhor solução.

A partir disto, vemos que cada civilização da antiguidade têm os seus mitos, mas com personagem equivalentes, como foi muito bem explicado nos quatros livros de Joseph Campbell, cujo título é as máscaras de deus.

Carl Jung é outro grande estudioso da mitologia, este faz associação entre as situações reais de vida e as histórias mitológicas, neste sentido, o mito nada mais é do que uma narrativa de caráter explicativo e simbólico relacionado a vivências humanas que foram herdadas do inconsciente coletivo; e com base nestes experiências foram criadas estórias para serem repassadas para gerações futuras.

A vida da maioria das pessoas se resume a dar voltas e continuar no mesmo lugar e elas não percebem que existe um arquétipo negativo dirigindo sua vida. A vida vai fica dando volta em ciclos fechados, é o caso da vida de pessoa fica estagnada no mesmo lugar. Por que isto acontece? Uma variável são as escolhas que fazemos diante de uma situação chave na vida, uma situação arquétipica.

destino-decisões-mitologias

 

A SABEDORIA DOS MITOS NAS DECISÕES

Assim em regra aprendemos por tentativa e erro, agora estou dizendo que existe outra forma de aprender. Mas como? Entendendo as mitologias! Posso  lhe ensinar a fazer as melhores escolhas com base na sabedoria dos mitos arquetípicos, assim como dois mais dois é quatro, há determinados caminhos que os resultados são óbvios.

Pode dizer que os mitos descreve a mesma situações de vida a ser superada: Veja o exemplo do mito DE TERSEU E O MINOTAURO. no mito narra um homem dominando um minotauro.  

Este mito representa o momento de dominar a lado animal dentro de você, dominar nossos instintos, como irá, a raiva, a gula, o impulso que deve está travando a vida naquele momento.

Entenda que todas as situações de vida de todas as pessoas são as mesmas, isso em todas as épocas e em todos os lugares. Saiba também que mitos podem nos guiar para fazermos as melhores escolhas nas diversas situações na vida.

Logo, viver é experiênciar as diferentes situações de vida arquetípicas. Por consequência desta tese, Evoluir como pessoa é vivenciar os diferentes mitologias arquetípicas.

Como viver o mito correto? No livro Arquétipos e Situações de vida você vai encontra a respostas com base na a saberia que está guardada nos mitos para você resolver os diversos desafios posto em sua frente.

livro-arquetipos

Related Posts

By Berg Fausto

É Escritor, Orientador Vocacional e o idealizador do Projeto Arquétipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página